No período de janeiro a junho de 2023, a Argentina representou 17% de todas as viagens internacionais, experimentando um notável crescimento de 94% em comparação ao ano anterior. Essas informações foram levantadas pela Maxmilhas, uma empresa de tecnologia de viagens que facilita a busca para o planejamento de viagens, e reforçam a Argentina como um destino em ascensão entre os viajantes.
A desvalorização do peso argentino tem atraído muitos turistas latino-americanos para o país, que visitam as atrações turísticas populares e também para fazer compras. Segundo dados internos da Maxmilhas, a Argentina foi o segundo destino mais procurado por brasileiros para viagens ao exterior no primeiro semestre.
Durante viagens para a Argentina, é comum que os turistas visitem vinícolas, museus e restaurantes, que são alguns dos principais destaques do turismo local. O tempo médio de permanência dos turistas brasileiros no país é de 7 dias, com uma antecedência média de 73 dias na compra das passagens.
A capital, Buenos Aires, é a principal porta de entrada para os brasileiros que planejam suas viagens para a Argentina. Com atrações turísticas como a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana, a metrópole liderou o número de reservas de hospedagem no primeiro semestre de 2023.
No entanto, os brasileiros não se limitam apenas à capital durante suas viagens para a Argentina. Mendonza, conhecida por suas vinícolas, ocupa o segundo lugar na lista de cidades mais procuradas. Bariloche, destino de destaque nos meses frios, oferecendo experiências na neve, como estações de esqui e snowboard, fica em terceiro lugar.
A lista das cinco cidades com maior número de hospedagens na Argentina é complementada por El Calafate e Puerto Iguazú, cidades com diversos atrativos turísticos focados no ecoturismo e que proporcionam cenários ideais para passeios em meio à natureza e paisagens grandiosas