Em 2023, a LATAM Airlines registrou um aumento significativo no número de turistas no Brasil: um crescimento de 54% em relação a 2022. A empresa ainda prevê alcançar, até o fim do ano, uma estimativa de 5,5 milhões de passageiros em voos internacionais de e para o Brasil, superando os 3,5 milhões do ano passado.
De acordo com a LATAM, São Paulo continua sendo o destino mais procurado por estrangeiros, seguido por Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza. Por outro lado, os brasileiros mostraram preferência por Santiago, Miami e Lisboa em suas viagens ao exterior.
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, comentou sobre o crescimento: “A LATAM é a companhia que mais conecta o mundo com o Brasil e esse crescimento de 54% no número de turistas no Brasil em 2023 confirma a recuperação consistente das viagens de longa distância ao decorrer do ano, após os efeitos mais duradouros da pandemia de Covid-19”.
A LATAM se destaca como a principal porta de entrada do Brasil para viajantes estrangeiros, operando voos diretos de 90 aeroportos internacionais. Em 2023, a companhia expandiu suas operações com novos voos diretos para o Brasil de Joanesburgo e Los Angeles, além de rotas fora do eixo Rio-São Paulo, como Lima-Brasília, Santiago-Porto Alegre, Santiago-Belo Horizonte e Santiago-Florianópolis
Novas conexões via Santiago de Melbourne e via Lima de Atlanta, Havana, Caracas e Aruba também foram inauguradas. Em novembro, a LATAM e a Embratur firmaram um acordo de cooperação técnica para promover o turismo no Brasil, visando atrair mais visitantes internacionais.
No mercado brasileiro, a LATAM opera 700 voos diários, sendo 650 domésticos e 50 internacionais, consolidando sua posição como uma das líderes no setor de viagens e turismo no país.