Muitos brasileiros têm o sonho de viver e trabalhar nos Estados Unidos. Com cidades americanas famosas e pontos turísticos icônicos, o país atrai viajantes que desejam deixar o Brasil em busca de novas oportunidades – movidos pela chance de receber em dólar e por uma melhor qualidade de vida.
No primeiro trimestre desse ano, o mercado norte-americano abriu cerca de 11,5 milhões de vagas de trabalho nas mais diversas áreas. Com foco nas áreas de saúde, engenharia e tecnologia, essa alta disponibilidade de oportunidades surge como um atrativo para aqueles que almejam morar no país. Mas você sabe o que é necessário para conseguir a sua tão sonhada vaga de emprego nos Estados Unidos?
Como trabalhar e morar nos Estados Unidos
Primeiro, é importante ter em mente que o brasileiro não chegará em território norte-americano já sendo profissional em sua área. É preciso mostrar ao oficial de imigração que já existe um processo de evolução na validação de sua profissão e incluir isso no processo de obtenção do visto.
Para estudantes, ou em casos de participantes de cursos de mestrado e doutorado, que desejam atuar como profissionais após a finalização dos estudos, é importante iniciar esse processo de validação com um plano, para evitar contratempos na obtenção de visto no futuro. Assim, para iniciar sua carreira no país, você deverá priorizar duas etapas:
- Visto de Trabalho
- Validação de profissão para os Estados Unidos
É importante lembrar que o visto de trabalho pode variar de acordo com a profissão e com a situação do profissional. Além disso, a validação do diploma é uma etapa importante para conseguir a licença para atuação no país.
E atenção para as profissões certificadas, como medicina e direito. Além do diploma, os profissionais devem buscar uma licença trabalhista do próprio estado em que deseja atuar.
“Em caso de médico, por exemplo, muitas pessoas perguntam, é possível fazer um processo imigratório EB-2 NIW mesmo não sendo médico licenciado nos EUA? Pode sim, é possível, desde que seja apresentado o seu plano de atuação profissional, um cronograma realista para mostrar ao oficial de imigração em quanto tempo este profissional estará pronto para atuar como médico”, explicou o advogado Leonardo Leão, fundador e CEO/consultor de imigração e negócios internacionais da Leão Group.
Para ter um processo de validação tranquilo, evite de pular etapas recomendadas e fique atento à toda a documentação necessária. Não se esqueça de apresentar um cronograma à imigração que sinalize em quanto tempo você estará apto para trabalhar nos Estados Unidos.