fbpx
Roteiro em Berlim: 3 dias de história, cultura e sustentabilidade

Destinos

Roteiro em Berlim: 3 dias de história, cultura e sustentabilidade

POR Redação

junho 13, 2023

A vibrante cena cultural de Berlim representa o equilíbrio perfeito entre a excentricidade cosmopolita e a valorização de seu patrimônio histórico. Na capital, o movimento underground ganha vida em meio a verdadeiros museus a céu aberto.

Berlim possui atrativos ideias para o dia e para a noite. As festas eletrônicas são assunto sério e seus principais eventos são conhecidos mundo afora. Em contrapartida, a capital também oferece museus renomados, além de pontos turísticos que permitem uma verdadeira viagem ao passado.

roteiro-por-berlim

No coração da capital alemã, a sustentabilidade é indispensável. Seja na preservação do meio ambiente, ou na mudança de hábitos cotidianos. Berlim busca ser ecologicamente responsável – o que se reflete no turismo. Ao visitar a cidade, os viajantes vivenciam natureza através de experiências ao ar livre, tendo a bike como sua melhor amiga.

As abundantes ciclovias espalhadas das ruas berlinenses são perfeitas para um roteiro a pedaladas. O contato com a natureza se expande, enfim, com as atividades aquáticas entre seus rios e lagos – seja em um guide tour em canoas, ou pelos diversos passeios em barcos.

Dia 1: Roteiro pelo lado cultural de Berlim

roteiro-por-berlim-capital
(Reprodução: visitberlin; Foto: Chris Martin Scholl)

Fórum de Humboldt 

Este roteiro em Berlim começa no Fórum de Humboldt, um espaço cultural localizado na reconstrução do antigo palácio da cidade. Com suas exposições interativas e curadoria histórica, este museu traz painéis inovadores para o cenário cultural e educacional.

“Voltando o olhar para tempos mais modernos, nós temos a reconstrução do Palácio de Berlim, que foi residência do imperador prussiano – agora reconstruído como Fórum Cultural Humboldt.” – explicou Carlo Carbone, gerente de Marketing do Visit Berlin para a América Latina.

Viva a experiência da Ilha dos Museus

A Ilha dos Museus é um complexo artístico que não pode faltar em seu roteiro por Berlim. Além do Pergamon Museum e o Neues Museum, esta ilha oferece uma experiência única, repleta de obras-primas e tesouros culturais que encantam os visitantes.

Roteiro tecnológico: APP About Berlin

Para integrar Berlim à tecnologia, o app About Berlin surge com uma ferramenta para contar a história de lugares e pontos turísticos da cidade de forma clara e vívida para seus visitantes. 

Dia 2: Roteiro na Berlim que respira história

roteiro-por-berlim-3-dias

Visite o Muro de Berlim

O Muro de Berlim é um símbolo histórico da reunificação de uma cidade dividida, deixando uma lembrança duradoura da luta pela liberdade. No lado leste do muro preservado, existe uma galeria de arte ao ar livre – a East Side Gallery.

Como destaca Carlo Carbone, gerente de Marketing do Visit Berlin para a América Latina, andar por Berlim é como mergulhar nos livros de História. “Temos a vantagem de que Berlim passou por todas as épocas da mudança e dos conflitos do século XX. Vivemos na Alemanha dividida. Berlim foi a única cidade que viveu tudo isso, todo o conflito alemão. Como isso, temos uma grande oferta cultural histórica.”

Museu do Holocausto

O Museu do Holocausto é um dos pontos mais comoventes de Berlim. Ele representa não só uma homenagem às vítimas do genocídio na Segunda Guerra Mundial, mas um ambiente de reflexão e um lembrete constante das marcas deixadas pela História.

Dia 3: Roteiro sustentável pela Berlim mais verde

roteiro-berlim-alemanha

Respire no verde Parque Tiergarten 

O Parque Tiergarten é um oásis natural no coração de Berlim. Com suas vastas áreas arborizadas e jardins, o parque é o lugar perfeito para relaxar e apreciar a natureza em meio à área central da vida agitada da cidade.

Rota de Bicicleta ao longo do Muro de Berlim

Ao longo dos 160 quilômetro do antigo Muro de Berlim, que dividiu a cidade durante a Guerra Fria, é possível realizar um passeio de bicicleta. São 15 quilômetros de pedalada pelas ciclovias que o acompanham, passando pelo ponto exato de sua queda histórica, na Bornholmer Straße e por partes totalmente intactas do muro. 

Rota de turismo aquático

Ao redor de bairros como Wannsee, Müggelsee ou Schlachtensee, existem pontos de aluguel de barcos e canoas que permitem o visitante explorar os rios, lagos e baías da cidade em diferentes atividades aquáticas.

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado