No último dia 31, empresários de turismo lançaram uma rota turística que ligará o litoral norte de São Paulo com o litoral sul fluminense – reunindo as cidades de Ilhabela, Ubatuba, Angra dos Reis e Paraty. O lançamento da chamada Rota Verde Azul ocorreu na cidade de Paraty e tem o intuito de transformar as quatro cidades em um só destino – um verdadeiro polo turístico na região.
A Rota Verde Azul será administrada pelos Conventions & Visitors Bureau de cada uma das cidades. Os traders de turismo visualizam a rota como uma forma de colocar a região no radar dos turistas – tanto no plano nacional, quanto no internacional. Sua primeira exposição da fora do país acontecerá no mês de setembro em Buenos Aires, durante ativações que ocorrerão antes da realização da FIT (Feira Internacional de Turismo).
“Nossa região (delimitada pela Rota Verde Azul) possui riquezas culturais, gastronômicas, entretenimento, além das belíssimas praias, ilhas e Mata Atlântica preservada”, destaca Hugo Gallo, presidente do Ubatuba Convention & Visitors Bureau.
A região encanta turistas por suas belezas naturais, atividades ao ar-livre e náuticas, eventos e restaurantes deliciosos. Além disso, a Rota Verde Azul conta com um atrativo de mais de 2,2 mil praias, divididas entre:
- 42 praias de Ilhabela;
- 102 de Ubatuba;
- 60 de Paraty;
- Cerca de duas mil praias e 365 ilhas de Angra dos Reis.
“Uma das estradas mais bonitas do Brasil, a Rio-Santos, agora será um destino organizado, com um trade turístico alinhado para transformar a experiência de turistas nacionais, e principalmente internacionais, com informações sobre locação de carros para o percurso, quais hotéis se hospedar, indicação dos melhores restaurantes e experiência nos principais municípios turísticos litorâneos de São Paulo e Rio de Janeiro”, observa Márcio Franco, presidente do Ilhabela Convention & Visitors Bureau, sobre a Rota Verde Azul.
A Rota Verde Azul planeja fomentar acordos com operadores nacionais e internacionais para colocar a região em seus catálogos e criar parcerias entre as empresas locais para fornecer vantagens para os turistas que visitarem a região. Para atrair visibilidade para as categorias de turismo disponíveis na região, a rota ainda tem como objetivo criar um website para facilitar o acesso à informação.