Nova lei publicada no Diário Oficial, na última quinta-feira (25), incluiu o estado de Tocantins na Rota Nacional do Turismo de Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultural, Religiosa e Gastronômica. Além de fortalecer o turismo, a norma em vigor é importante para incluir o estado nas políticas públicas nacionais.
De acordo com a Agência Senado, o objetivo da Rota Nacional do Turismo é desenvolver o potencial turístico regional e local, fomentar o empreendedorismo e a inovação das atividades turísticas, promover o crescimento econômico local, sustentável e inclusivo e valorizar os atrativos naturais e culturais.
Divulgado em 2022, o último Anuário Estatístico de Turismo mostrou que Tocantins arrecadou mais de R$ 34,6 milhões, a quarta maior da região Norte do país.
Jalapão e Serras Gerais na Rota Nacional do Turismo
Com atrações de alto potencial turístico, como Jalapão e as Serras Gerais, Tocantins aposta na natureza para oferecer o melhor em uma viagem ao destino. Região dentro do cerrado brasileiro, o Jalapão se destaca com um dos melhores destinos de ecoturismo.
Jalapão conta com um dos maiores blocos de vegetação nativa remanescentes no Brasil, já que entre os vários municípios que engloba, também inclui diversas áreas de preservação, como o Parque Estadual do Jalapão. Os fervedouros e as quedas d’água azul turquesa do Jalapão convidam viajantes a passar alguns dias longe dos centros urbanos e a entrar em contato com uma natureza praticamente intocada.
Enquanto o Jalapão está localizado no norte, Serras Gerais é um destino escondido no sudeste de Tocantins. Apesar de não possuir os famosos fervedouros, é onde está situado o Cânion Encantado, composto por várias cachoeiras que formam piscinas naturais. Formada por uma cadeia de montanhas, as Serras Gerais representam muito bem o turismo nacional.