A Itália é o segundo maior produtor de azeites do mundo, tendo a Toscana como uma das regiões mais valorizadas. Destaques em tal atividade, a cidade de Florença não deve ser reduzida apenas à suas obras renascentistas e Pisa, à sua famosa torre. Os azeites de oliva também atraem turistas e curiosos para provar a iguaria toscana em suas principais cidades.
“O azeite virou um fio condutor para mostrar algo em uma região que é pouco explorada pelos brasileiros.” – conta Leonardo Johnson Scandola, Diretor Comercial da Filippo Berio na América do Sul.
Formada por cidades carregadas de história, paisagens deslumbrantes e charmosos vilarejos, a região da Toscana é uma das mais belas e encantadoras da Itália. Em um cenário natural sem igual, cidades medievais sobreviveram ao decorrer do tempo. Para os seus visitantes, a sensação é de viajar ao passado, marcado por obras de arte estreladas e construções arquitetônicas majestosas.
3 cidades imperdíveis na Rota do Azeite na Toscana
A charmosa Lucca: muralhas e casarões tradicionais
Com muralhas medievais preservadas no entorno da cidade, Lucca atrai turistas por conta de sua carga histórica visível. Além disso, é em seu território que está localizada a Villa Fillippo Berio, onde está centralizada a produção de mais de 150 anos de tradição da marca de azeites Fillippo Berio.
Pisa muito além de sua torre angular
Famosa por sua tradicional torre inclinada, Pisa é um verdadeiro museu a céu aberto. A charmosa cidade italiana é casa de inúmeras construções seculares e ruas de pedra. Em seu território, ocorre uma das produções de azeite mais tradicionais na região da Toscana.
Florença, renascentismo na Rota do azeite na Toscana
Palco histórico do Renascimento artístico, a Florença é um dos principais pontos turísticos da Itália. Com obras de nomes como Leonardo da Vinci e Sandro Botticelli, a cidade é um verdadeiro centro cultural mundial. Na gastronomia, seus azeites se destacam na deliciosa culinária italiana.