fbpx
Rota aérea pelos Andes: venha conhecer alguns dos destinos que cruzam a Cordilheira
Andes

América do Sul

Rota aérea pelos Andes: venha conhecer alguns dos destinos que cruzam a Cordilheira

POR Redação

outubro 17, 2023

Ir em direção a Colômbia, Equador, Peru e Bolívia é uma experiência incrível, partindo da própria contemplação do trajeto. A Cordilheira dos Andes se mostra como um espetáculo para os que voam a caminho desses países. Quem parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou Manaus pela Avianca, companhia aérea da Colômbia, tem a possibilidade de explorar as belezas dessa região.

A Cordilheira dos Andes carrega tamanha importância por ser a mais extensa do mundo, com cerca de 8.000 km ao longo da costa oeste da América do Sul, atravessando 7 países. Em alguns trechos, a largura das montanhas chega a 160 km, com uma altitude média de 4.000 metros acima do nível do mar.

Neste percurso, diversas cidades podem ser visitadas, algumas delas repletas de construções anteriores à chegada dos europeus à América no século XV, bem como belezas naturais e culturais. Essa história pode ser conferida, por exemplo, em Bogotá, a capital da Colômbia e outros países vizinhos.

Por onde passa a Cordilheira dos Andes?

cordilheira dos andes

Colômbia

Bogotá está localizada na parte oriental da Cordilheira dos Andes (a 2.625 metros), onde também se localiza o Aeroporto El Dorado, conhecido por ser o principal centro de conexões aéreas do país. Seu interior é uma atração por si só, com referências arquitetônicas da época da colonização espanhola e museus que retratam a história da América pré-colombiana.

Cidade da Eterna Primavera? Seguindo o rastro da cordilheira, ainda na Colômbia, encontra-se Medellín, essa cidade que leva apelido de estação. Situada no centro do Vale de Aburrá, nas montanhas centrais dos Andes, é a segunda maior cidade do país, conhecida por seu clima agradável, sem extremos.

Equador

Dentre os fabulosos destinos andinos, encontramos Quito, a capital do Equador -, a apenas uma hora e meia de voo de Bogotá. A cidade foi fundada na Cordilheira dos Andes em 1534 pelos espanhóis a uma altitude de quase 3 mil metros, possui um centro histórico preservado, uma rica gastronomia e muitas atrações naturais, como parques ecológicos, trilhas, florestas e vulcões.

Bolívia

Da capital do Equador é possível voar diretamente para La Paz, capital da Bolívia (a mais alta do mundo). Fundada em 1548 aos pés do pico Illimani (com 6.465 metros de altitude), a cidade ficou conhecida por ser um cartão postal vivo e carregar dezenas de atrações, como mirantes, estações de esqui e o imenso Lago Titicaca, berço lendário da civilização inca.

Peru

A Avianca, responsável por estes voos sobre os Andes, também opera para o Peru, conectando Bogotá a Lima. A novidade é que a partir do final de outubro será possível voar diretamente para Cusco, cidade localizada no Vale Sagrado dos Incas. De Cusco, os turistas podem acessar facilmente Machu Picchu, antiga cidadela inca.

Com a companhia aérea, os destinos podem ser explorados de uma só vez ou aos poucos – uma cidade a cada temporada de férias, por exemplo. Para evitar surpresas, é importante sempre consultar a melhor época do ano para viajar.

Existem períodos de frio intenso em algumas regiões e, por vezes, a chuva também pode afetar alguns programas. Mais sobre a Avianca aqui!

Leia sobre o Cerro Colorado: Conheça as montanhas coloridas do Peru.

Na descida dos Andes: A estrada dos caróis

Andes

Na divisa entre a Argentina e o Chile é possível encontrar a magnífica Estrada dos Caracóis, uma das mais perigosas (e lindas). Principalmente conhecida como Los Caracoles, a estrada de 360 km de extensão tem curvas que atravessam a montanha Andreas. São 23 curvas acentuadas, quase 30 km de “caracóis”.

Os trechos são excepcionalmente inclinados e as curvas apertadas, sem barreiras de proteção. É possível acessá-los de carro e ônibus por Mendoza. Seu trecho mais famoso fica ao lado chileno. O zigue-zague parece não ter fim, mas quando chega no Chile pode-se andar em teleféricos que levam a um restaurante e esquiar, em Valle Nevado

Leia mais:

13 bares secretos em Buenos Aires para conhecer

Para onde viajar em janeiro de 2024? Confira destinos nacionais e internacionais

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado