fbpx
Paris: um guia essencial da capital francesa para 2024

Destaques

Paris: um guia essencial da capital francesa para 2024

POR Redação

abril 12, 2024

Romântica, charmosa e artística: como não pensar imediatamente em Paris? A bela capital francesa é o destino certo para aqueles que procuram a combinação perfeita de cultura, gastronomia e boas estádias. Entre seus pontos turísticos famosíssimos, estão a brilhante Torre Eiffel, Champs-Élysées, Museu do Louvre, Catedral de Notre-Dame, Arco do Triunfo, Rio Sena e muito mais.

E neste ano, a Cidade Luz ganha um plus: por lá acontecerá os Jogos Olímpicos de Paris-2024, o maior evento esportivo do mundo. A competição que retorna à capital francesa após 32 anos, espera receber pouco mais de 15,3 milhões de visitantes durante o mês de julho à agosto. Disto isto, confira agora um guia completo para este período. Conheça agora a capital da França à la parisien.

Quando ir?

Entre julho e agosto. Se está de viagem marcada para Paris, você aproveitará o melhor do verão parisiense e mais horas de sol. Neste período, – além dos Jogos Olímpicos – também acontece o período de férias. Apesar de uma cidade cheia, o charme da capital continuará intacto. No mês de Agosto, as temperaturas ficam entre 16° e 25° graus. Já em Julho ficam entre 16° e 26°graus.

Como chegar?

meios de transporte – avião, carro, trens, barco ou ônibus?

Há uma lista enorme de maneiras para chegar até Paris. A primeira delas é por meio aéreo. Paris tem dois aeroportos na região metropolitana (Charles de Gaulle e Orly) e um aeroporto low-cost distante, Beauvais-Tillé. Saindo da capital paulista, você levará 11h15 minutos em um voo sem escala da companhia aérea Air France. Os valores, no entanto, podem variar.

Aeroporto Charles de Gaulle de Paris

Aéroport Charles de Gaulle (CDG) ou Aéroport de Roissy é o principal aeroporto de Paris e o um dos mais movimentados da Europa. Está localizado 25 km a nordeste de Paris. Possui três terminais principais (Terminal 1, Terminal 2 e Terminal 3) e atendem inúmeras companhias aéreas.

Endereço: 95700 Roissy-en-France, França

Aeroporto Orly de Paris

O aeroporto de Paris-Orly é o segundo maior aeroporto da capital francesa. Está localizado a 18 km ao sul da cidade, está mais próximo do centro que o Charles de Gaulle. Possui terminais enumerados em ordem crescente, os dois terminais principais são (Orly Sud e Orly Ouest) e atende principalmente voos domésticos e europeus, embora também ofereça alguns voos internacionais.

Endereço: 94390 Orly, França

Aeroporto de Beauvais-Tillé

Localizado no norte da França, está a 85 km a noroeste de Paris, na cidade de Beauvais. É usado principalmente por companhias aéreas de baixo custo. É uma opção alternativa para voos econômicos, no entanto, está mais distante do centro de Paris em comparação com os outros dois aeroportos.

Endereço: Rte de l’Aéroport, 60000 Tillé, França

Transporte marítimo – Foto: Pexels

O que é necessário?

O ideal seja que tenha todas as vacinas em dia, principalmente a de febre amarela. Para entrar na França, você não precisará de visto, a depender é claro, da sua nacionalidade e do tempo de permanência. É permitido que cidadãos visitem sem nenhum visto por até 3 meses (90 dias), mas caso precisar de um visto Schengen ou de longa permanência para entrar na França, é necessário marcar uma consulta com o consulado francês.

Melhores regiões?

  • Em Família

Regiões mais tranquilas e seguras, como o Marais, o Quartier Latin ou o bairro de Montmartre, são ótimas opções. Essas áreas reúnem atmosfera encantadora, com ruas de paralelepípedos, cafés pitorescos e atrações culturais que podem agradar a todas as idades.

  • Com amigos

Se você vai à Paris com amigos, o ideal será áreas animadas. Os bairros de Saint-Germain-des-Prés, Le Marais ou o bairro de Bastille, podem ser ótimas opções para um grupo. Por lá, você encontrará uma grande variedade de restaurantes, bares, lojas e vida noturna pariesiense agitadíssima.

  • A dois

Há algo mais romântico do que estar em Paris com o seu amado(a)? Regiões charmosas e românticas como Saint-Germain-des-Prés, Montmartre ou próximo ao rio Sena. Essas áreas oferecem cenários pitorescos, cafés aconchegantes e belas vistas que são perfeitas para casais.

  • Sozinho

Se estiver viajando sozinho, o ideal é: áreas centrais, Quartier Latin, Saint-Germain-des-Prés ou o Marais podem ser ótimas escolhas. Com fácil acesso a ponto turísticos, e opções de transporte público para explorar a cidade com muita autonomia.

Onde ficar?

  • Em Família

Um hotel 5 estrelas no centro de Paris, o Castille Paris fica perto do Museu do Louvre, da Place Vendôme e da Place de la Concorde. Com quartos espaçosos e comodidades para crianças.

Endereço: 33-37 Rue Cambon, 75001 Paris, França

  • Com amigos

O Hôtel Costes oferece quartos em estilo boutique. Está localizado no centro de Paris, próximo a pontos turísticos conhecidissímos, e promete ser ideal para diferentes tipos de viajante. Se você está com amigos, o ideal será: Quartos Deluxe com 1 cama king-size ou Duplexes de 2 Quartos, com sala de estar e quarto em andares diferentes.

Endereço: 239 Rue Saint Honore, 75001 Paris, França

  • A dois

Hôtel Bedford é conhecido por seu luxo e romantismo. Um verdadeiro refúgio tranquilo no coração da capital, a poucos passos da Madeleine, a poucos minutos da Ópera de Paris e dos Champs-Élysées.

Endereço: 17 Rue de l’Arcade, 75008 Paris, França

  • Sozinho

Le Meurice está localizado no centro de Paris. Uma verdadeira imersão na cultura parisiense, já que as acomodações apresentam decoração clássica em estilo do século XVIII com móveis Luís XVI. Além disso, o hotel oferece um restaurante com 2 estrelas Michelin.

Endereço: 228, Rue De Rivoli, 1º arr., 75001 Paris, França

Pontos turísticos indispensáveis:

Arc de Triomphe

Arco do Triunfo – Foto: Pexels

Tour Eiffel

Torre Eiffel – Foto: Pexels

Musée Du Louvre

Museu do Louvre – Foto: Pexels

Le Centre Pompidou

Centro Georges Pompidou – Foto: Pixels

Rio Sena

Rio Sena – Foto: Pexels

Onde comer?

Um restaurante típico provençal em Paris que você deve conhecer é o Chez Janou. Localizado no bairro de Le Marais, é conhecido por sua cozinha autêntica que vai muito além de massas. Eles servem pratos clássicos franceses, como ratatouille, bouillabaisse e escargot, além de uma seleção rigorosa de vinhos.
Endereço: 2 Rue Roger Verlomme, 75003 Paris, França
A reserva pode ser feita on-line: https://www.chezjanou.com/contact

Para escapar da capital:

Que tal uma escapa da capital francesa? A Normandia é ideal para quem quer apostar um bate e volta. Localizada no norte da França, possui paisagens naturais hipnotizantes, rotas gastronômicas, circuitos ligados à Segunda Guerra Mundial, museus com temáticas variadas, belíssimos châteaux e claro, algumas praias.

Monte Saint-Michel – Normandia – Foto: Pexels

Há quatro vários meios de transporte para chegar à Normandia a partir de Paris:

Trem: Montparnasse – Bienvenüe é uma estação das linhas 4, 6, 12 e 13 do Metrô de Paris. Você levará aproximadamente 3h20 de viagem.

Endereço: 7 Bd de Vaugirard, 75015 Paris, França

Ônibus: Pela rodoviária de Bercy Seine, em Paris você levará aproximadamente 8 horas de viagem e terá uma viagem de maior economia. As passagens poderão ser compradas através do site Busbud – especializado em passagens de ônibus intermunicipais – ou BlaBlaBus, empresa de serviços de ônibus na Europa. Atualmente eles atendem: Aix-en-Provence, Amsterdã, Barcelona, ​​Bruxelas, Gênova, Lille, Londres, Lyon, Marselha, Milão, Nice, Paris, Aeroporto Paris Charles de Gaulle, San Sebastián e Torino.

Endereço: 210 Quai de Bercy, 75012 Paris, France

Dica de Ouro GMV:

O estudo realizado pelo Institut Paris Région (IPR), a pedido de instituições públicas e privadas, indica que os parisienses usam mais bicicletas quando se deslocam na capital em relação ao uso de carros. Sendo assim, a dica é: vá como um local. 

O “Blue Bike Tours” é uma ótima opção para quem procura aluguel de bikes com passeios guiados em grupos pequenos, eles proporcionam uma experiência exclusiva. Os preços podem variar de R$226,8 à R$314,1.

Horário: Aberto 24 horas
Foto: Pexels

Você pode alugar bicicletas em Paris e em algumas cidades vizinhas com o serviço “Vélib”. Um sistema de aluguel de bicicletas self-service disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode retirar uma bicicleta em uma das 1.800 estações em Paris e nas cidades vizinhas e devolvê-la em qualquer outra estação, desde que haja uma vaga disponível. Para retirar a bicicleta, você precisa ter um cartão de crédito com chip e pode escolher uma assinatura de 1 dia (1,70 euro) ou 7 dias (8 euros). Após obter a assinatura, você pode fazer quantas viagens desejar durante o período da assinatura. Os primeiros 30 minutos de cada viagem são gratuitos e, depois disso, será cobrado 1 euro por cada meia hora adicional e 2 euros pela segunda meia hora adicional.

Horário: Aberto 24 horas

Atenção: As bicicletas do Vélib não são recomendadas para crianças menores de 14 anos devido ao seu peso.

https://www.velib-metropole.fr/pt

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado