Quem não deseja viver em cidades incríveis, não é mesmo? Anualmente, a Resonance Consultancy reúne as melhores cidades do mundo para se viver em 2023 no ranking “World Best Cities”. Para isso, a consultoria observa os locais – com mais de um milhão de habitantes – mais desejados por moradores, visitantes e empresários. Assim, ela não considera apenas o hype turístico de cada região para formular a tão esperada lista.
Como método de classificação, a Resonance analisa 24 tópicos estatísticos e qualitativos de cada cidade, agrupadas em seis categorias principais:
- Ambiente: se refere a tudo que completa a cidade como cenário, como a segurança, clima e geografia.
- Infraestrutura: engloba todas as estruturas criadas pensando no uso comum, como aeroportos, museus e universidades.
- Programação Cultural: desde shows e eventos disponíveis, até a oferta gastronômica.
- Nível Educativo: considera os investimentos no setor educacional, o conhecimento e as ideias globais de seus habitantes.
- Prosperidade: avalia o potencial da economia da cidade, como os índices econômicos, renda média e preseça de grandes empresas.
- Programação Digital: enfatiza a cobertura midiática, a recomendações e buscas nas redes sociais da cidade.
As melhores cidades para se viver em 2023
1. Londres, Inglaterra
Londres foi presenteada com o título de melhor cidade do mundo para se viver em 2023. E isso não é à toa! No cenário pós-pandemia e pós-Brexit – que ocasionou a saída de mão de obra qualificada e de capital de todo o país – a cidade está lidando com uma economia recém aquecida e próspera. A capital dos tradicionais ônibus vermelhos está recebendo investimentos, atraídos pela libra, turistas e novos moradores.
Além disso, a cidade é líder na categoria de programação digital, já que se destaca no número de menções nas redes sociais e em avaliações no TripAdvisor. Londres ainda possui uma grande oferta gastronômica, tendo, em seu território, restaurantes de renome internacional.
2. Paris, França
Paris ocupa o segundo lugar da lista e, portanto, é uma das melhores cidades do mundo para se viver em 2023. A cidade se destaca por suas paisagens arborizadas e desenhadas pelo Rio Sena, além de pontos turíscos mundialmente famosos e museus que possuem algumas das obras mais famosas da humanidade. Com inúmeras coisas para ver, a atmosfera parisiense é marcada por passeios ao ar-livre e caminhas pelas largas avenidas.
É inegável que Paris possui um planejamento urbano de invejar, com suas ruas perfeitamente arquitetadas. Esse fator continuou a ser observado com a divulgação da reabertura da Catedral de Notre-Dame – prevista para 2024. A cidade ainda tem se preparado para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024.
3. Nova York
Movida por seu clima cosmopolita pulsante, a cidade de Nova York ocupa o terceiro lugar da lista e é uma das cidades mais famosas dos Estados Unidos. Com turistas chegando a todo momento, movidos pelo desejo de estar em verdadeiros cenários icônicos do cinema, a Big Apple é um verdadeiro polo turístico em constante desenvolvimento.
O ponto mais marcante da cidade é, de fato, sua forte cena cultural. Seus museus e shows da Brodway marcam a identidade nova-iorquina, que possui novos parques, eventos e exposições surgindo a todo momento. Mesmo com tanta novidade, os visitantes não deixam de se encantar pelos seus pontos mais tradicionais: o Empire State Building, o Top of the Rock e o Central Park.
4. Tóquio
Tóquio ficou em quarto lugar entre as melhores cidades do mundo para se viver em 2023. E, de fato, quem não gostaria de morar na metrópole mais segura do planeta, não é mesmo? A capital do Japão representa o equilíbrio perfeito entre as tradições japonesas e o espírito futurista presente de forma latente na cidade. Essa dualidade conquista turistas – que, com as mudanças do visto para o Japão, serão, cada vez mais, atraídos para a região.
O principal fator que a impulsionou na lista foi a sua curadoria extensa de opções de compra, com lojas criativas e irreverentes. Contrastando com a modernidade que permeia Tóquio, os espaços verdes também complementam sua vida urbana. A cidade ainda apresenta uma grande oferta gastronômica, com mais de 100.000 restaurantes em seu território.
5. Dubai
Ocupando o quinto lugar do ranking de melhores cidades do mundo para se viver, Dubai se destaca por suas superlatividades, que chamam a atenção de turistas que buscam viver experiências extravagantes e luxuosas. O prédio mais alto do mundo, a piscina mais profunda e o o shopping mais visitado são paradas obrigatórias na cidade.
Os pontos turísticos da cidade localizada no coração dos Emirados Árabes são símbolos internacionais de modernidade, interatividade e tecnologia. Além disso, estão presentes em uma das cidades mais seguras do planeta.
Confira a lista completa:
- Londres
- Paris
- Nova York
- Tóquio
- Dubai
- Barcelona
- Roma
- Madrid
- Singapura
- Amsterdam
- Praga
- Los Angeles
- Chicago
- San Francisco
- Berlin
- Hong Kong
- Washington
- Pequin
- Dublin
- Istambul