No coração do Chile, o Vale do Maipo é onde as primeiras vinícolas foram plantadas. A aproximadamente 30 minutos de Santiago em uma viagem de carro, Maipo está localizado no centro do país e conta com a Cordilheira dos Andes como um plano de fundo especialmente mágico.
A região tem o maior número de vinícolas que qualquer outro vale chileno. Claro, o clima local e o rico solo são algumas das características que facilitam a produção do Cabernet Sauvignon, por exemplo, um dos melhores vinhos tintos chilenos.
Cada uma segue a própria proposta: algumas são familiares e outras orgânicas e tecnológicas, que promovem a produção de vinhos sustentáveis. A maioria delas estão disponíveis para passeios. Mas, antes, é necessário descobrir quais são elas e como visitá-las.
Maipo: El Principal
Consiederada uma das melhores vinícolas da região, a El Principal desvenda maravilhas aos visitantes que são a fiel expressão de um terroir único. As árvores de nozes e as parreiras, ou videiras, se unem ao cenário da cordilheira e do Vale do Maipo para produzir um vinho incomparável.
O tour está disponível em inglês, português e espanhol, com uma duração de aproximadamente uma hora e 30 minutos. A vinícola aceita visitantes de segunda-feira a domingo, mas é recomendado checar a disponibilidade previamente. Para mais informações, acesse o site.
Leia mais em: 3 vinícolas de Mendoza que valem a visita.
Haras de Pirque
Haras de Pirque é a união de duas paixões: a produção de vinhos premium e a criação de cavalos de raça pura. O programa convida os turistas para conhecer por um dia uma vinha moderna e orgânica, com uma adega apoiada na mais recente tecnologia que reflete uma filosofia de excelência e qualidade.
Além de um jantar em três tempos e três degustações, cada visitante ganha uma garrafa de vinho, que pode ser degustada no local ou levada para casa como lembrança.
Não há quantidade máxima de participantes na experiência e pode funcionar com apenas duas pessoas. A duração aproximada é de uma hora e acontece de segunda-feira aos domingos, com três sessões por dia, às 10:30, 12:30 e 15:30. Para mais informações, acesse o site.
Concha y Toro: Don Melchor e Marqués de Casa Concha
A Concha y Toro é uma vinícola familiar fundada por Melchor Concha y Toro, em 1883. A experiência ocorre na mansão de verão da família e, durante a caminhada guiada, é possível aprender sobre 26 tipos de uvas nos vinhedos do Jardim de Variedades, de onde vem o vinho Concha y Toro, e ainda desfrutar de uma vista panorâmica do Valle do Maipo.
Na experiência exclusiva Don Melchor, o visitante aprende como nasce o Cabernet Sauvignon, a casta ícone do Alto Maipo, e desfruta de uma degustação exclusiva com tábuas de queijos e frutos secos.
O passeio pelos jardins também inclui a degustação de vinhos e a visita às adegas de guarda, incluindo a centenária Casillero del Diablo. A degustação de quatro variedades diferentes do vinho super premium Marqués de Casa Concha ainda une harmonizações e uma taça de brinde.
Estes são os tours mais exclusivos da lista e ambos funcionam para apenas 10 pessoas. Com uma duração de aproximadamente uma hora e 10 minutos, a atividade funciona de segunda-feira aos sábados, e é preciso verificar a disponibilidade aos domingos. A primeira sessão tem início às 9:00 e o último, às 17:00.
Como conhecer as vinícolas de Maipo?
Mais do que uma hospedagem próxima a Santiago, o Las Majadas de Pirque conta com uma equipe especializada em desenvolver experiências dentro e fora do hotel, como aulas de coquetéis no subsolo do palácio, workshops de massas, aula de jardinagem e degustação de vinho.
Nos arredores, as vinícolas da região, que estão a, no máximo, 25 minutos de distância, encantam os hóspedes que desejarem incluir os tours disponibilizados pelo hotel em sua estadia. Não perca tempo e faça sua reserva em um dos melhores hotéis da regiões com uma diversidade de atrativos.
- Endereço: Jose Julio Nieto s/n, Loteo Parque Las Majadas, Pirque, Región Metropolitana, Chile
- Preço por pessoa/apartamento duplo: diárias a partir de R$ 1.700,00 (tarifa de compra referente a 27 de outubro para estadias em novembro de 2023)
Você também pode gostar:
Enoturismo em Mendoza: os melhores vinhedos e bodegas
Onde tomar vinho rosé? 5 vinícolas apaixonantes ao redor do mundo
Quando ir para Mendoza: as melhores épocas para visitar os vinhedos argentinos