Devido a greve anunciada para esta quarta-feira na Argentina, a Latam, Gol e outras companhias aéreas tiveram que cancelar todos os seus voos com destino ou origem no país. A greve, que dura 24 horas, é promovida por funcionários da Intercargo, uma empresa estatal responsável por serviços essenciais nos aeroportos argentinos, como manuseio de bagagens e transferência de passageiros. Ela foi confirmada após falhas nas negociações para ajustes salariais entre sindicatos do setor aeronáutico e o governo argentino.
A paralisação afetou significativamente as operações aéreas, impactando mais de 35 mil passageiros e resultando no cancelamento de cerca de 400 voos em todo o território argentino. As companhias aéreas começaram a notificar os passageiros sobre os cancelamentos através de e-mail e SMS.
Medidas Adotadas pelas Companhias Aéreas
Tanto a Gol quanto a Latam estão oferecendo aos passageiros afetados a opção de remarcar seus voos sem custos adicionais, solicitar o reembolso total ou optar por um crédito no valor da passagem para uso futuro. A Gol disponibilizou contatos específicos no Brasil e na Argentina para atendimento aos clientes impactados.
Impacto e Resposta das Companhias Aéreas
A greve também afetou outras companhias, como a JetSmart e a Aerolíneas Argentinas, que tiveram que cancelar um número significativo de voos.
Apenas a companhia aérea de baixo custo Flybondi, que opera a partir do Aeroporto Internacional de Ezeiza, e a American Airlines escaparam dos impactos da paralisação, pois ambas possuem equipes internas para serviços de rampa, não dependendo da Intercargo.
Como os Passageiros Podem Proceder
Passageiros afetados pelos cancelamentos podem acessar as opções de remarcação e reembolso através dos sites oficiais das companhias aéreas ou entrar em contato diretamente pelos números fornecidos. A Gol também planejou operações extras para o dia seguinte à greve, buscando minimizar o impacto para seus clientes.
Orientações para Passageiros
Clientes que compraram passagens através de agências de viagem devem entrar em contato diretamente com as mesmas para mais informações e assistência. A situação nos aeroportos argentinos, especialmente no Aeroparque Jorge Newbery, permanece tensa, com o acesso ao terminal sendo restrito.