Não sabe quando ir para Gramado? Agora é a hora de aproveitar a cidade e o cinema nacional ao mesmo tempo! Com início na última sexta-feira (11), o Rio Grande do Sul recebeu mais uma edição do Festival de Cinema de Gramado. O evento é um marco na cidade por mais de 50 anos ininterruptos. A abertura oficial aconteceu no sábado (12) e o festival está previsto para acontecer até o dia 19 de agosto.
Sexta-feira, 11 de agosto
O primeiro dia em Gramado foi dedicado aos pequenos. A Mostra Infantil apresentou duas sessões do filme Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro, de Guilherme Fiúza Zenha. Após o filme, o projeto Educavídeo deu destaque às produções audiovisuais realizadas por estudantes inseridos no Programa Municipal Escola de Cinema.
Sábado, 12 de agosto
No segundo dia de festival (12), houve a Cerimônia de Abertura com apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG), complementada por uma homenagem aos 150 anos do inventor Alberto Santos Dumont. Também houve a mostra de mais de 10 curta-metragens gaúchos.
O longa-metragem de abertura escolhido para exibição foi Retratos de Fantasma, apresentado pela primeira vez no Brasil durante a abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado. A primeira noite ainda seguiu com a apresentação dos filmes participantes da competição.
Domingo, 13 de agosto
No domingo (13), o Palácio dos Festivais conhece os primeiros vencedores do 51º Festival de Cinema de Gramado, na entrega do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas. A noite foi finalizada com a entrega do Troféu Sirmar Antunes, destinado a Vera Lopes, e dos Prêmios Leonardo Machado e O Futuro Nos Une.
Segunda, 14 de agosto
Hoje (14), acontece a estreia mundial da nova série original da Prime Video, Cangaço Novo. A estreia na plataforma acontece na próxima sexta-feira e será a primeira vez que o evento tem uma série como atração.
Terça, 15 de agosto
Amanhã (15), o Troféu Oscarito será entregue pela primeira vez para duas pessoas, Laura Cardoso e Léa Garcia. As atrizes recebem a homenagem no palco do Palácio dos Festivais. É a honraria mais tradicional concedida, desde 1990, pelo Festival de Cinema de Gramado.