fbpx
Tudo sobre o ETIAS, novo visto para a Europa

Oportunidades

Tudo sobre o ETIAS, novo visto para a Europa

POR Redação

julho 14, 2023

A partir de maio de 2025, brasileiros com destino a qualquer um dos 30 países europeus listados precisarão solicitar a emissão do novo visto ETIAS (Sistema Eletrônico Europeu para Autorização de Viagem) para viagens de até 90 dias.

O ETIAS é uma autorização eletrônica e será requisito para qualquer viagem de estrangeiros dos 60 países que entraram na nova medida. A lista de países também inclui o Canadá, os Estados Unidos e outros 14 países da América Latina, além do Brasil. Dessa forma, se você deseja aproveitar o verão na Suíça, explorar Berlim por três dias ou se deliciar com os sabores toscanos, é melhor ficar por dentro da mudança.

Previsto para janeiro de 2024, a União Europeia adiou o lançamento do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS). O motivo está relacionado ao atraso no desenvolvimento do Sistema de Entrada/Saída (EES), uma medida fundamental para a segurança da fronteira. 

Para quais países posso viajar com a permissão ETIAS?

Como emitir o ETIAS?

Para realizar a emissão do visto, é necessário:

  • Preencher um formulário online pelo site oficial
  • Possuir um passaporte atualizado
  • Após a realização do pedido, é necessário pagar uma taxa de R$ 37,00

Indivíduos com menos de 18 ou mais de 70 anos estão isentos do pagamento. Membros familiares de cidadãos da União Europeia ou de pessoas com o direito de viajar livremente pelo continente também não precisam se preocupar com o valor exigido. 

Dica Guia Melhor Viagem: A maioria das autorizações ficam prontas dentro de minutos após a aplicação, mas procure emitir o ETIAS com antecedência, pois a resposta, que será enviada via e-mail, pode demorar até 30 dias, dependendo da necessidade de outras informações e, em alguns casos, até uma entrevista.

A validade do documento é de três anos. Porém, se o passaporte vencer antes do prazo estabelecido pelo ETIAS, será necessário emitir uma nova autorização. 

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado