Mendoza, além de ser o centro da região vinícola argentina, é considerada uma das 11 capitais mundiais do vinho. Por conta disso, a cidade possui atrativos para todo o ano -que vão muito além de seus vinhedos e bodegas.
Todo mês de março, a cidade recebe a Festa Nacional da Vindima que celebra a colheita de uva da região. A festa data de 1936, sendo o maior e mais aguardado evento da cidade. A comemoração engloba músicas festivas, danças e comidas típicas argentinas – tendo como palco, as principais ruas da cidade.
Um dos marcos culturais da Vindima, que não pode ficar de fora dos roteiros dessa época na região, é a apresentação de artistas, dançarinos, músicos e acrobatas em um espetáculo que acontece no teatro grego Frank Romero Day.
Movida pelo enoturismo, a região conta com mais de 170 vinícolas. Nelas, é possível aproveitar atividades relacionadas a colheita das uvas Malbec e, é claro, as degustações e harmonizações com queijos e embutidos.
Os hotéis também se preparam para estender suas estadias aos vinhedos, para que os visitantes conheçam de perto a principal atividade de cidade: a produção de vinhos.
Passeios imperdíveis com uma boa taça de vinho argentino
Entre Cielos Wine Hotel & Spa
Com seus irresistíveis Vineyard Lofts, o Entre Cielos Wine Hotel & Spa fornece uma experiência única, com a sensação de flutuar sobre as vinícolas.
Dentro da gastronomia, o hotel oferece café da manhã e um jantar em cinco etapas. Para aproveitar o clima mendocino, os hóspedes podem visitar duas vinícolas e provar uma degustação privativa acompanhada pelo sommelier da casa.
Um de seus maiores diferenciais é o tratamento exclusivo Entre Uvas no spa hamam do hotel – o único do seu tipo em toda a América Latina.
Para além do pacote, você ainda pode curtir a experiência da colheita que inclui também degustação de três rótulos de vinhos, seguida de um asado argentino ao som de música e danças folclóricas.
The Vines Resort & Spa
O The Vines Resort & Spa, localizado na região do Vale do Uco, entre os meses de março e abril, fornece uma colheita das uvas exclusiva aos hóspedes.
A atividade começa nos vinhedos e segue para a vinícola própria do hotel. O hóspede pode conhecer todos os aspectos da produção do vinho, fazendo parte até mesmo do clássico processo de pisar nas uvas.
Após o trabalho, o chef Francis Mallman surpreende com um clássico asado argentino no restaurante do hotel, o Siete Fuegos.
Bodega Sottano
Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, em Perdriel, a Bodega Sottano propõe a imersão de seus visitantes na atividade de colheita.
O programa também inclui embutidos regionais e um brinde com vinhos e espumantes. Ele continua com uma visita à vinícola com degustação diretamente da barrica, seguido de um deliciosa almoço acompanhado por rótulos da linha reserva e reserva familiar.
Bodega Santa Julia
No mês de março, você pode acompanhar a colheita de uvas na Bodega Santa Julia – localizada na região de Maipú, a 40 km de Mendoza.
Durante a visita, os amantes de vinhos podem aproveitar uma degustação na adega e provar as empanadas mendocinas preparadas em fornos de barro.