fbpx
Documentos para viagens internacionais: o que não pode faltar?
documentos para viagens internacionais

Destaques

Documentos para viagens internacionais: o que não pode faltar?

POR Redação

novembro 10, 2023

Mais importante do que a própria passagem de avião são os documentos para viagens internacionais. Uma das principais dúvidas na hora do planejamento é: quais levar?

Porém, não existe uma resposta concreta para a pergunta. A necessidade dos documentos varia de acordo com o país de destino, cada um com os próprios critérios e exigências. Porém, a documentação, que é normalmente exigida, para uma viagem pode ser encontrado abaixo.

Documentos para viagens internacionais: Passaporte

novo passaporte brasileiro

O passaporte é o documento de identificação internacional oficial e obrigatório em uma viagem para fora do país. É quase óbvio colocá-lo na lista.

Com apenas o passaporte, alguns países já dão o direito de visitar a nação por até 90 dias. Enquanto isso, é possível viajar para a maioria dos países da América do Sul somente com o RG.

No entanto, mesmo que o passaporte não seja uma prioridade, não deixe para fazê-lo de última hora, pois o processo pode demorar. Brasileiros natos ou naturalizados podem solicitar o passaporte no site do Governo Federal.

Leia mais em: Novo passaporte brasileiro começa a ser emitido nesta terça-feira.

Seguro de viagem

O seguro de viagem é importante não somente para atendimentos médicos, mas também para qualquer situação fora do esperado, como o extravio de bagagem.

Os convênios brasileiros não têm validade fora do Brasil e, em alguns países, como o Estados Unidos, consultas e procedimentos hospitalares são cobrados de forma exorbitante. Em outros, a contratação do seguro já é obrigatória, principalmente na Europa, onde alguns países exigem uma cobertura de, no mínimo, 30 mil euros.

Leia mais em: Qual a importância do seguro de viagem?

Documentos para viagens internacionais: Visto

visto-mexico

Mesmo que o passaporte brasileiro seja aceito em mais de 150 nações, alguns países ainda podem exigir outros tipos de documentos para viagens internacionais. O visto, por exemplo, é um deles.

O visto é uma permissão de entrada e estadia provisória concedida pelo país de destino. Eles são conhecidos por serem uma das partes mais complicadas da viagem e os locais mais populares podem ter uma fila de espera de mais de um ano.

Dica Guia Melhor Viagem: Comece agora a pesquisar as exigências do governo do seu destino. Quanto mais cedo você conseguir o documento, mais fácil será conseguir uma viagem tranquila.

Leia mais em: México simplificará o processo de visto com sistema eletrônico.

Certificado Internacional de Vacinação

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação contra doenças que foram definidas pelo Regulamento Sanitário Internacional, como a febre amarela. Em alguns países, a vacina contra a Covid-19 não é mais necessária, como é o caso da República Dominicana, mas testes aleatórios ainda podem ser aplicados.

Para a emissão do Certificado, é necessário tomar as vacinas exigidas, fazer o pré-cadastro e levar o comprovante nacional de vacinação em um posto de emissão da Anvisa.

Autorizações de viagem

As famílias também não estão isentas da papelada. Os responsáveis por crianças ou adolescentes menores de idade precisam emitir o documento de autorização de viagem de menor para o exterior.

O documento só é dispensável caso o menor viaje com ambos os genitores. Do contrário, é necessário comunicar a Vara da Infância e da Juventude do consulado do país de destino e a companhia aérea contratada.

Caso a viagem inclua animais de estimação, também é preciso emitir a documentação correspondente.

Comprovante de hospedagem

Também não se esqueça de sempre carregar algum tipo de comprovante de hospedagem. Este item também não é obrigatório em todos os países, mas, ao passar pela imigração, os agentes podem apenas perguntar ou pedir o documento em mãos.

Outros documentos comuns são: comprovante de renda e passagem de volta. Tudo isso é necessário para mostrar aos agentes e fiscais internacionais que não há chance de permanência no país. Após passar por toda a burocracia, aproveite sua viagem.

Você também pode gostar:

Tudo sobre o ETIAS, novo visto para a Europa

Como chegar em Punta Cana? Tudo sobre voos, locomoção e visto

Confira 17 países onde o real vale mais

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado