No litoral da República Dominicana, um país tipicamente caribenho da América do Norte, está Punta Cana. A 200 km da capital, o grande destaque da cidade vai para a grande extensão de praias paradisíacas de mar azul-turquesa. Punta Cana é muito mais do que um destino de férias, mas sim um refúgio exuberante que oferece uma combinação perfeita de beleza natural, cultura e hospitalidade. Muitos acreditam que, por fazer parte do Caribe, como chegar em Punta Cana não é uma tarefa fácil, mas pode ser surpreendentemente acessível.
Punta Cana conta com um aeroporto internacional que recebe voos diretos de várias capitais brasileiras, tornando esta joia caribenha mais próxima do que você imagina. Explore praias paradisíacas, resorts all-inclusive e a cultura dominicana sem se preocupar com visto, pois a República Dominicana também oferece muitas facilidades aos turistas brasileiros.
Como chegar em Punta Cana de avião
A imersão pela cultura caribenha começa a partir do desembarque no Aeroporto Internacional de Punta Cana, que tem uma arquitetura diferente da que estamos acostumados. Com um pé direito muito alto, cobertura em palha e enormes ventiladores, é o aeroporto mais movimentado da República Dominicana e opera voos diretos para diversos países, inclusive o Brasil.
Para não ter dúvidas de como chegar em Punta Cana, é possível pegar voos diretos nas principais capitais brasileiras. A melhor opção saindo do Brasil é ir pela Gol, que oferece voos sem conexões e mais rápidos. Porém, muitas companhias aéreas ainda fazem conexão no Panamá, em Lima, Santiago ou Bogotá. Outra opção é ir até Santo Domingo, capital da Republica Dominicana, e ir em voo doméstico até Punta Cana.
Com o visto americano, é possível ir paraa Punta Cana, com conexão em Miami, pela American Airlines, desde São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.
Como chegar nos resorts em Punta Cana?
Como muitos resorts em Punta Cana oferecem diversas facilidades por conta do sistema all inclusive, o aluguel de carro durante a viagem não se torna essencial. Ao sair dos resorts, muitas famílias optam por utilizar Uber ou táxi. Apesar de serem caros, podem ser considerados uma boa opção para quem pretende sair poucas vezes do resort.
Saindo do aeroporto, você tem duas possibilidades para chegar no hotel ou resort escolhido para se hospedar Punta Cana: táxi ou utilizar um transfer, que pode ser previamente contratado e muitas hospedagens ainda oferecem o serviço gratuitamente. Se você não contratou um serviço de transfer e o hotel não o oferece gratuitamente, você pode sair do aeroporto com um táxi, mas é um meio de transporte considerado caro no destino.
Na saída do aeroporto, há uma tabela com os valores dos táxis. No entanto, muitos taxistas tentam vender seus preços nessa área e pode ser um pouco confuso para os turistas aor tentar sair do aeroporto.
Para pedir um táxi depois da saída do aeroporto, é necessário fazer a solicitação na recepção do hotel ou pelo aplicativo. Os táxis em Punta Cana não utilizam taxímetro, e os valores são tabelados e cobrados em dólar. Vale perguntar ao taxista o valor da corrida antes de entrar no veículo e recomenda-se que você tenha dólar em espécie para o pagamento.
O uber em Punta Cana existe e é outra alternativa para se locomover por Punta Cana. No entanto, os valores não diminuem significativamente, em relação ao táxi.
Preciso de visto para Punta Cana?
Os viajantes brasileiros não precisam de visto para visitar a República Dominicana, se a viagem for a turismo por até 30 dias. No entanto, é necessário apresentar um passaporte válido por toda a viagem. Além do documento, a vacina de febre amarela poderá ser exigida dependendo do estado brasileiro de origem do viajante. É recomendado apresentar o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP), emitido pela ANVISA.
Requisitos para viajar a Punta Cana
- Passaporte com a validade mínima de seis meses;
- Passagem de ida e volta;
- Endereço para a permanência na República Dominicana;
- Prova de suficiência econômica para cobrir as despesas durante a estadia no país.
Desde abril de 2022, a República Dominicana não exige mais o esquema vacinal contra a Covid-19, nem o teste rápido de antígeno antes da viagem. No entanto, quando necessário, testes rápidos de antígeno serão feitos de forma aleatória na chegada do Aeroporto de Punta Cana. Passageiros que apresentarem o Cartão de Vacinação contra Covid-19 estarão isentos da testagem.
Dica Guia Melhor Viagem: As políticas de imigração podem sofrer alterações de acordo com o país de origem e ocupação do turista. Por isso, confira no site do Governo da República Dominicana as informações completas para entrada no país.