O primeiro semestre de 2023 nos Emirados Árabes Unidos superou todas as expectativas, mas não pelas altas temperaturas do verão em Dubai. Durante os primeiros meses do ano, Dubai recebeu 8,55 milhões de visitantes internacionais e excedeu o volume registrado no mesmo período em 2019, de 8,36 milhões. O número de brasileiros em Dubai também cresceu 19% do que o registrado no primeiro semestre de 2019, antes da pandemia.
Impulsionado pela Expo 2020 e pela Copa do Mundo no Qatar, o Departamento de Economia e Turismo de Dubai também demonstra um crescimento de 20% em relação a 2022, quando o destino já havia recebido, durante o ano, 13% a mais de turistas brasileiros em Dubai do que o registrado em 2019.
“Esse aumento significativo marca um novo recorde para o setor de turismo em Dubai e é o resultado de uma estratégia coordenada em linha com a Agência Econômica D33, que planeja consolidar a cidade entre as principais economias do mundo e na qual o turismo possui papel fundamental”, afirma Helal Saeed Almarri, Diretor Geral do Departamento de Economia e Turismo de Dubai.
Os resultados da indústria hoteleira, como taxa de ocupação e número de noites, também refletem os esforços de divulgação do destino. Entre as mais altas do mundo, a ocupação média dos hotéis de Dubai é, atualmente, de 78% e também está acima da registrada no mesmo período de 2019. O resultado reafirma Dubai como o destino turístico com a melhor recuperação no período pós-pandemia e está acima do estimado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que previa uma recuperação entre 80% e 95%.
A região dos países do Golfo Pérsico e Oriente Médio, principal emissora de passageiros aos Emirados Árabes, é responsável por 28% dos visitantes brasileiros em Dubai no primeiro semestre de 2023. Em seguida, vem a Europa Ocidental, com 20% das emissões. Em terceiro lugar, as Américas, que respondem por 7% dos turistas internacionais.