Na última terça-feira (22), a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo divulgou o mais novo Boletim Braztoa, que traz informações detalhadas sobre o desempenho das operadoras turismo no primeiro semestre de 2023 e as expectativas do mercado para o restante do ano.
De acordo com os dados coletados, Maceió, Porto de Galinhas e Porto Seguro foram os destinos nacionais mais procurados por viajante e vendidos pelas operadoras durante o primeiro semestre do ano. Além disso, São Paulo e Rio de Janeiro também se destacaram como preferências no ramo de turismo no Brasil.
Outras cidades brasileiras também despontaram entre as preferidas dos turistas para marcarem suas viagens e estão se posicionando bem nas operadoras de turismo:
- Balneário Camboriú, Santa Catarina
- Campos do Jordão, São Paulo
- Manaus, Amazonas
- Mata de São João, Bahia
- São Miguel dos Milagres, Alagoas
- Trancoso, Bahia
“As viagens nacionais seguem relevantes, mas sempre com muito potencial de crescimento, principalmente se elas se tornarem mais competitivas tanto em experiências disponíveis”, afirma a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo.
Expectativas do Boletim Braztoa para o Setor de Turismo
As operadoras de turismo estão otimistas para o segundo semestre de 2023 e apontam que vendas podem superar os números obtidos em 2022. Segunto o Boletim Braztoa, 86% das operadoras estimam que a movimentação e a concretização de vendas para o segundo semestre de 2023, ultrapassarão os patamares de 2022. Para estas empresas, estima-se que as vendas para o Natal devem ser 37,6% maiores do que registradas no ano passado e, para o Réveillon, 47,7%.
Também é esperado que viagens fora do período de festas de fim de ano e feriados signifiquem um avanço do mercado de turismo nesse ano. Elas representarão 23,4% do faturamento do que foi vendido no primeiro semestre. Já os feriados, contemplarão 11,8% das vendas no segundo semestre.
O Boletim Braztoa ainda divulgou o ranking de produtos de turismo mais comercializados durante o período pelas operadoras. Confira-o:
- Roteiros de viagem mais completos (36,95%)
- Apenas hotéis (27,82%)
- Comercialização para produtos terrestre (15,82%)
- Cruzeiros, dando início à temporada em outubro (8%)
Assim, o mercado de turismo vem se aquecendo cada vez mais com o fim da pandemia. Essa busca frenética por recuperar o tempo perdido e viver experiências memoráveis serão imprecindíveis para o desenvolvimento do setor, que se encontra em uma inegável recuperação.