fbpx
5 mitos e verdades sobre bagagem em viagens aéreas
bagagem em viagens aéreas

Aéreos

5 mitos e verdades sobre bagagem em viagens aéreas

POR Redação

agosto 17, 2023

Viajar evoca uma mistura única de empolgação, mas lidar com as complexidades da bagagem em viagens aéreas pode ser uma fonte de preocupação e incerteza. Enquanto as aventuras aguardam além dos horizontes, os desafios das bagagens frequentemente se destacam como uma fonte de desconforto. Diante das regulamentações em constante evolução, é compreensível que os viajantes possam se sentir perdidos em relação aos seus direitos.

Porém, chegar em Mendoza ou uma viagem para Bariloche não precisa ser uma dor de cabeça. As informações abaixo podem auxiliar os passageiros a navegarem pelos desafios das bagagens com mais confiança e minimizar as incertezas que podem surgir ao longo do caminho.

A bagagem é de responsabilidade do passageiro?

bagagem de passageiro

O passageiro deve cumprir as regras estabelecidas pela companhia quanto aos itens permitidos na mala, peso e tamanho. Após o check-in, a companhia aérea é a responsável pela bagagem e deve indenizar o passageiro em caso de extravio ou danos. Para ajudar em casos de troca de bagagem, ou mesmo em danos nas malas, fotografe-as em detalhes no check-in, para ter referência de como foram entregues aos cuidados da aérea.

Extravio de bagagem: só a companhia aérea pode ajudar?

Além da companhia aérea, o seguro viagem também pode oferecer apoio financeiro na apólice em caso de extravio, mas é recomendado checar se existe a possibilidade antes da contratação. Além disso, todos os envolvidos na venda da passagem aérea, mesmo agências online, são responsáveis pelo voo do passageiro. Em caso de sumiço da bagagem ou outros problemas aéreos, as agências também podem ser acionadas.

Bagagem extraviada: o passageiro recebe apoio financeiro?

extravio de bagagem

Em caso de extravio de bagagem, a companhia deve garantir compensação financeira para a compra de itens essenciais até que ela seja encontrada. O passageiro terá um limite para gastar e deve guardar as notas fiscais para apresentar à companhia aérea. Se a mala não for entregue, o passageiro também deverá ser indenizado. Há um valor pré-estabelecido para o pagamento, que pode ser discutido com a aérea ou até na justiça.

Para qualquer dos casos, ao notar que a mala não chegou, o passageiro deve ter em mãos o comprovante de despacho e procurar imediatamente um funcionário da aérea para fazer o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem).

O despacho de bagagem está incluso na passagem?

despacho de bagagem

Em todos os voos, os passageiros têm direito de levar uma mala de mão com peso de até 10kg, nas medidas exigidas pela empresa. Já o direito do despacho bagagem em viagens aéreas varia de acordo com a companhia, pois cada uma define as tarifas e quantidades de malas autorizadas.

Qual o prazo de devolução da bagagem extraviada?

A partir do momento em que a companhia aérea é notificada sobre o extravio, ela tem o prazo de devolução de sete dias, para voos nacionais, e 21 dias, para internacionais.

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado