fbpx
Aurora boreal é registrada por pilotos da TAP em Portugal
aurora boreal em portugal

Destaques

Aurora boreal é registrada por pilotos da TAP em Portugal

POR Redação

novembro 14, 2023

Na última semana, um dos fenômenos metereológicos mais raros coloriu o céu europeu. Em um voo da TAP de São Francisco, nos Estados Unidos, a Lisboa, os pilotos da companhia aérea registraram uma aurora boreal em Portugal.

O fenômeno, no entanto, não foi visto a olho nu no país. Por isso, somente a tripulação do voo teve acesso ao momento em que o céu de Portugal ficou na cor verde esmeralda. O vídeo foi publicado nas redes sociais de Márcio Santos, metereologista e responsável pela página Meteo Trás-os-Montes, e captado por João Mendes.

Leia mais em: Roteiro de viagem personalizado em Portugal e Espanha? Conheça a Tempo VIP.

As auroras boreais não são comuns nesta região do planeta. Esse fenômeno pode ser visto em países de latitudes mais altas, ou seja, próximos ao Polo Norte, como a Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Alasca, Escócia, Groenlândia, Rússia, e Canadá. A melhor época para ver o céu colorido é durante os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro, à noite ou no fim da tarde, quando a atividade solar é maior.

Leia mais em Verão na Noruega: as cidades do sul no país nórdico.

De acordo com Márcio, a aurora boreal esteve pelo menos duas vezes no norte de Portugal nos últimos vinte anos. “No início de abril de 2001, em Braga, que durou 10 minutos, e em 2003, só que o céu estava encoberto e não foi possível avistar no Porto”, diz o metereologista via Twitter.

Desta vez, o choque entre o vento solar e o campo magnético da Terra resultou em uma tempestade geomagnética. A intensidade foi suficiente para que a interação entre as partículas solares e as da atmosfera terrestre se espalhasse mais para sul do que de costume.

Você também pode gostar:

Netflix reabre o Egyptian Theater, cinema histórico em Los Angeles

Documentos para viagens internacionais: o que não pode faltar?

Domus Tiberiana, primeiro palácio imperial romano, reabre após 50 anos

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado