fbpx
Onde tomar Vinho Rosé? 5 vinícolas apaixonantes ao redor do mundo
Vinhedo de Rioja, onde é produzido o vinho rosé

Gastronomia

Onde tomar Vinho Rosé? 5 vinícolas apaixonantes ao redor do mundo

POR Redação

julho 25, 2023

O vinho rosé é uma escolha versátil e encantadora para quem busca harmonizações fora do comum. Grandes vinícolas na Austrália, Argentina, Portugal e Espanha já apostam por essa qualidade, que surpreende quando combinada com peixes, carnes e até queijos.

Conhecido por seu frescor, o vinho rosé pode ser melhor apreciado em uma das 5 vinícolas ao redor do mundo que selecionamos. O que elas tem em comum? Fazer você se apaixonar pela bebida cor-de-rosa.

Onde tomar vinho rosé na Austrália: Yellow Tail

onde tomar Vinho rosé na australia

Original da Austrália, a Yellow Tail é uma vinícula da família imigrante italiana, Casella, e tem seu nome inspirado no Yellow-Footed Rock Wallaby, o primo pequeno do Canguru com uma cauda dourada.

Um dos vinhos rosé que a marca produz é o Yellow Tail Moscato, que possui uma doçura natural, o que o torna ideal para qualquer situação, inclusive no inverno. Isso acontece graças à uva Moscato, da qual é feito, que traz um frescor inigualável ao paladar.

No paladar, esse rosé se destaca por apresentar um sabor tropical e aromas de pêssego e de maracujá, com um toque de sorvete.

Argentina: Susana Balbo Signature Rosé

Vinho Rosé argentino

A opção argentina, Susana Balbo Signature Rosé, traz uma sensação aromatizada e cítrica à boca. Das vinícolas da região argentina Vale do Uco, em Mendoza, esse vinho é produzido a partir das uvas Malbec e Pinot Noir e possui o aroma doce de frutas vermelhas.

Esse rosé, feito “a la Provence”, harmoniza principalmente com frutos do mar, peixes e queijos.

Sérgio Cruz, sommelier da Cantu Importadora, líder no ranking de importação de vinhos no Brasil, indica o rosé para aqueles que gostam de surpresas. “Um vinho inigualável, fresco, cítrico e mineral com aromas de frutas doces vermelhas. Excelente opção para ser considerada”, diz o sommelier da empresa.

Onde tomar vinho rosé em Portugal: Quinta de Bons Ventos Rosé

onde tomar vinho rosé

Produzido a partir do blend entre as uvas Cabernet Sauvignon e Camarate, diretamente dos vinhedos de Lisboa, o vinho rosé Bons Ventos é ideal para aqueles que apreciam um bom vinho português.

O vinho apresenta uma coloração rosada e revela aromas de morango e amora. Ao beber, o rosé traz frescor ao paladar, mas com um final suave e delicado. Também harmoniza muito bem com saladas e frutos do mar.

Catalunha: Torres Viña Esmeralda Rosé

Vinhedo na Catalunha

Também da Espanha, esse vinho rosé é feito com as uvas Garnacha, que crescem nas vinhas do interior espanhol.

O Torres Esmeralda Rosé vem da Catalunha e apresenta um aroma delicado de rosas e frutas, como cereja e framboesa. Na boca, é leve e nos traz uma sensação de elegância. Também harmoniza muito bem com salmão e salada caprese.

Onde tomar vinho rosé na Espanha: El Viaje Garnacha Vinho Rosé

Fundada em 1924, em Haro, capital da cidade autônoma de La Rioja, a vinícola Ramon Bilbao está presente em três regiões da Espanha: Rioja (sede), Rueda e Rias Baixas. El Viaje Garnacha Rosé vem direto da sede e traz, de um jeito minimalista, um aroma de frutas vermelhas e flor de laranjeira.

O vinho é feito com as uvas Garnacha e Viura e harmoniza perfeitamente com frutos do mar e diversos tipos de peixes.

Onde tomar vinho rosé no Brasil?

O enoturismo é uma das mais saborosas formas de viajar. Destinos pioneiros no setor como Portugal, Espanha e Argentina recebem viajantes do mundo todo. Mas, com o tempo, outras regiões da Austrália, África do sul, e, porque não do Brasil, também chamam atenção dos apaixonados pela bebida.

O clima e terroir do sul do Brasil é ideal para o cultivo das uvas, para visitar vinícolas e também participar de eventos de harmonização. Para quem ama o contato com a natureza, vale também a experiência de um piquenique na Serra Gaúcha, sempre acompanhado de uma taça cor-de-rosa.

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado