O Segundas no Maní está de volta para uma edição inédita. Na próxima segunda-feira (17), Helena Rizzo e Willem Vandeven, responsáveis pelo Maní, receberão chefs de outros dois restaurantes: Rodolfo Guzmán, do restaurante chileno Boragó, e a curitibana Manu Buffara, do restaurante Manu.
A iniciativa do Segundas no Maní começou em 2019 e tem o objetivo de realizar o intercâmbio de culturas entre chefs de outros restaurantes, muitas vezes de outros países, que chegam para agregar a proposta do Maní de valorizar o que é brasileiro.
Além de jurada do Masterchef desde 2021, Helena Rizzo já trabalhou em renomados restaurantes europeus, em especial o El Celler de Can Roca, uma das oitos casas que passou pela Espanha. A gaúcha começou estagiando na cozinha dos restaurantes Roanne, de Emmanuel Bassoleil, e Gero, do Grupo Fasano e, hoje, comanda o Maní, junto com o chef Willem Vandeven.
Os convidados Rodolfo Guzmán e Manu Buffara
Rodolfo Guzmán comanda o restaurante Boragó há sete anos e, em junho, a casa conquistou o número 29 na lista World’s 50 Best Restaurants. O objetivo do chileno é resgatar a cultura de seu país e ressignificá-la na gastronomia. À mesa, ele procura dar destaque ao vinho e aos pratos compostos por frutos do mar, sempre utilizando de técnicas nativas no preparo dos alimentos.
Por outro lado, a curitibana Manu traz mais brasilidade para a mistura da noite. Eleita a melhor chef mulher da América Latina em 2022, Buffara acredita no equilíbrio entre a culinária e a agricultura sustentável. O cardápio do Manu não exibe a opção de carne bovina desde 2019. A chef tem uma carreira de 16 anos na gastronomia e já passou por renomados restaurantes internacionais, como o Noma, em Copenhague, e o Alinea, em Chicago, nos Estados Unidos. Em 2011, abriu o próprio restaurante, em Curitiba, e recentemente, abriu o Ella, em Nova Iorque, com a proposta de unir ingredientes norte-americanos e os sabores brasileiros.
Os chefs convidados têm a liberdade de adicionar o próprio tempero no jantar e cada um ficará responsável por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Já Helena e Willem irão preparar duas entradas e um prato principal, formando um menu de nove etapas. Os presentes na noite terão a oportunidade de provar cada um desses preparos.
Menu completo do Segundas no Maní 17/07
Entradas
- Carabineiro (espécie de camarão) com melancia, sabugueiro e água de tomate (Maní);
- Entrada preparada com chuchu, manga verde, pimenta verde, huacatay, capuchinha e ovas de truta (Maní);
- Polvo com salsa de mar e mandioca (Manu);
- Bosque nativo em três combinações: Pitra, Pewén y Peumo (Borogó).
Pratos Principais
- Bottarga (peixe do dia), com os acompanhamentos tucupi preto, gohan (arroz japonês), tutano, salicórnia e beldroega-do-mar (Maní);
- Cordeiro acompanhado de caju e coco (Manu);
- Cavaquinha cozida em alga (Borogó).
Sobremesas
- Sobremesa feita com morango desidratado e reidratado no suco de morango servido com sorvete de iogurte e ikura (Manu);
- Míni Magnum de Loyo, uma espécie de cogumelo (Borogó).
O menu desta edição do Segundas no Maní irá custar por volta de R$ 890,00 e as bebidas e o serviço serão cobrados à parte.
Para participar do jantar, que acontecerá na próxima semana, é necessário fazer reserva pelo site do restaurante, mas o evento já se encontra esgotado. Porém, ainda é possível se inscrever na lista de espera. Além de, é claro, ficar atento no instagram do restaurante para as próximas edições.
Endereço do Maní: Rua Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulistano
Horário do jantar: 19h30