A vibrante cena cultural de Berlim representa o equilíbrio perfeito entre a excentricidade cosmopolita e a valorização de seu patrimônio histórico. Na capital, o movimento underground ganha vida em meio a verdadeiros museus a céu aberto.
Berlim possui atrativos ideias para o dia e para a noite. As festas eletrônicas são assunto sério e seus principais eventos são conhecidos mundo afora. Em contrapartida, a capital também oferece museus renomados, além de pontos turísticos que permitem uma verdadeira viagem ao passado.
No coração da capital alemã, a sustentabilidade é indispensável. Seja na preservação do meio ambiente, ou na mudança de hábitos cotidianos. Berlim busca ser ecologicamente responsável – o que se reflete no turismo. Ao visitar a cidade, os viajantes vivenciam natureza através de experiências ao ar livre, tendo a bike como sua melhor amiga.
As abundantes ciclovias espalhadas das ruas berlinenses são perfeitas para um roteiro a pedaladas. O contato com a natureza se expande, enfim, com as atividades aquáticas entre seus rios e lagos – seja em um guide tour em canoas, ou pelos diversos passeios em barcos.
Dia 1: Roteiro pelo lado cultural de Berlim
Fórum de Humboldt
Este roteiro em Berlim começa no Fórum de Humboldt, um espaço cultural localizado na reconstrução do antigo palácio da cidade. Com suas exposições interativas e curadoria histórica, este museu traz painéis inovadores para o cenário cultural e educacional.
“Voltando o olhar para tempos mais modernos, nós temos a reconstrução do Palácio de Berlim, que foi residência do imperador prussiano – agora reconstruído como Fórum Cultural Humboldt.” – explicou Carlo Carbone, gerente de Marketing do Visit Berlin para a América Latina.
Viva a experiência da Ilha dos Museus
A Ilha dos Museus é um complexo artístico que não pode faltar em seu roteiro por Berlim. Além do Pergamon Museum e o Neues Museum, esta ilha oferece uma experiência única, repleta de obras-primas e tesouros culturais que encantam os visitantes.
Roteiro tecnológico: APP About Berlin
Para integrar Berlim à tecnologia, o app About Berlin surge com uma ferramenta para contar a história de lugares e pontos turísticos da cidade de forma clara e vívida para seus visitantes.
Dia 2: Roteiro na Berlim que respira história
Visite o Muro de Berlim
O Muro de Berlim é um símbolo histórico da reunificação de uma cidade dividida, deixando uma lembrança duradoura da luta pela liberdade. No lado leste do muro preservado, existe uma galeria de arte ao ar livre – a East Side Gallery.
Como destaca Carlo Carbone, gerente de Marketing do Visit Berlin para a América Latina, andar por Berlim é como mergulhar nos livros de História. “Temos a vantagem de que Berlim passou por todas as épocas da mudança e dos conflitos do século XX. Vivemos na Alemanha dividida. Berlim foi a única cidade que viveu tudo isso, todo o conflito alemão. Como isso, temos uma grande oferta cultural histórica.”
Museu do Holocausto
O Museu do Holocausto é um dos pontos mais comoventes de Berlim. Ele representa não só uma homenagem às vítimas do genocídio na Segunda Guerra Mundial, mas um ambiente de reflexão e um lembrete constante das marcas deixadas pela História.
Dia 3: Roteiro sustentável pela Berlim mais verde
Respire no verde Parque Tiergarten
O Parque Tiergarten é um oásis natural no coração de Berlim. Com suas vastas áreas arborizadas e jardins, o parque é o lugar perfeito para relaxar e apreciar a natureza em meio à área central da vida agitada da cidade.
Rota de Bicicleta ao longo do Muro de Berlim
Ao longo dos 160 quilômetro do antigo Muro de Berlim, que dividiu a cidade durante a Guerra Fria, é possível realizar um passeio de bicicleta. São 15 quilômetros de pedalada pelas ciclovias que o acompanham, passando pelo ponto exato de sua queda histórica, na Bornholmer Straße e por partes totalmente intactas do muro.
Rota de turismo aquático
Ao redor de bairros como Wannsee, Müggelsee ou Schlachtensee, existem pontos de aluguel de barcos e canoas que permitem o visitante explorar os rios, lagos e baías da cidade em diferentes atividades aquáticas.