fbpx
Bahamas: um mergulho na exuberância do ecoturismo

Destinos

Bahamas: um mergulho na exuberância do ecoturismo

POR Redação

abril 8, 2024

Arquipélago caribenho formado por mais de 700 ilhas, ilhotas e 16 ilhas-destinos, Bahamas é reconhecida por sua riqueza de belezas naturais. Um destino paradisíaco que você precisa ver de perto pelo menos uma vez na vida. Para aqueles que buscam o ecoturismo, o local oferece em torno de 230 experiências de contato direto com o meio ambiente, tudo isso respeitando o patrimônio histórico e cultural deste paraíso.

Lar de espécies ameaçadas de extinção como a iguana rochosa das Bahamas e o flamingo das Índias Ocidentais – ave nacional do país –, a região é também parada de inúmeras espécies de aves migratórias e de recifes de corais.

Foto: Pexels

Pelas águas do paraíso

Para os viajantes, existem atividades ao ar livre e um encontro direto com a natureza. Snorkel e mergulho, são duas atividades que podem ser aproveitadas por lá. Elas garantem diversão e aprendizagem em uma tacada só, e claro, também a possibilidade de conscientização sobre a preservação da vida marinha.

Entre os destaques para mergulhadores estão os buracos azuis, maravilhas geológicas que aparecem em número recorde nas Bahamas. Estes poços de água profundos e em formato circular no oceano e no interior das ilhas, estão entre as atrações mais visitadas. Um exemplo é o Buraco Azul do Capitão Bills, localizado no Parque Nacional Central de Andros, tem uma circunferência de 440 metros e 30 metros de profundidade.

Foto: Pexels

Sustentabilidade como estilo de vida

Com cavernas e buracos azuis que se desenvolveram ao longo de séculos, o lugar possui marcas do tempo e petróglifos antigos do povo Lucayan-Aeawak. Muitas delas submersas, encantam mergulhadores mais experientes que se propõe a desbravá-las. Este é o caso da Ben’s Cave, que carrega o nome de Ben Rose, primeiro integrante da sociedade de mergulhadores UNEXSO (Underwater Explorer’s Society). Considerada um dos mais extensos sistemas de cavernas com águas frescas na superfície, apenas pessoas acompanhadas de instrutores de mergulho podem explorar.

Caminhadas por trilhas deslumbrantes, observação de pássaros e outras espécies da fauna local; passeios de caiaque e geoturismo nas ilhas menos povoadas do arquipélago, parques nacionais, passeios de barco e avistar o porco nadador fazem parte da experiência de imersão no ecossistema e cultura deste paraíso na terra.

Porco nadador – Foto: Pexels

Por meio de programas como o Protegendo o Lar ou do Bahamas National Trust, eles protegem parques no país. Por lá é possível ver tartarugas, tubarões, golfinhos e um animais não tão comuns na vida marinha. Disto isto, aposto que o seu bucket list foi atualizado, certo? Boa viagem!

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado