Reconhecido em 2019 como um dos melhores hotéis de esqui do país, o Hotel Termas Chillán rapidamente se tornou o favorito dos apaixonados pelo esporte. Há quem diga que, buscando na América do Sul, você não encontrará um hotel que supere este. Porém, surge a curiosidade: será que a experiência é tão boa no verão quanto no inverno? O GMV foi até lá e te traz todos os detalhes.
Chillán
Chillán é uma cidade no centro do Chile, a sul do rio Ñuble, por isso, nossa jornada começa com um voo de Santiago a Concepción e depois fomos de van até Chillán. Fomos presenteados no caminho com paisagens naturais espetaculares, características da região vulcânica de Ñuble, e uma tranquilidade nas estradas, contrastando com a movimentação do inverno. Ao chegar, o Hotel Termas Chillán nos acolhe com sua estrutura imponente, pensada para o conforto dos hóspedes em qualquer estação.
Como Chegar: Chillán está situada a aproximadamente 400 km ao sul de Santiago. Existem várias maneiras de chegar lá a partir da capital chilena, incluindo avião, trem, carro e ônibus. Viajar de avião é a opção mais rápida, mas também a mais cara, enquanto o ônibus oferece a alternativa mais econômica. A partir do centro de Chillán, leva-se cerca de uma hora de carro para alcançar os resorts de montanha mais impressionantes, então é importante considerar esse tempo adicional após chegar ao seu destino.
O Hotel
Na chegada, o Hotel Termas Chillán acolhe seus visitantes com sua estrutura imponente, aconchegante e minimalista, arquitetada por Ricardo Cuevas – que já foi premiado pela CASACOR Chile como melhor decorador de SPA e hotéis. Hoje, o hotel dispõe de 109 quartos, todos muito espaçosos, aconchegantes, estruturados para casais, famílias e grupos, com diárias que começam em US$ 270, em regime de pensão completa.
Apesar de ser um grande complexo de luxo, as áreas comuns, como o lounge, evocam um ambiente acolhedor e familiar. Com sofás aconchegantes, poltronas super confortáveis e “mantinhas” disponíveis para se aquecer, esse espaço se transforma em um local perfeito para desfrutar momentos em grupo ou em família. Seja conversando, saboreando um bom vinho, chocolate quente ou chá, os hóspedes podem admirar a paisagem exterior sem abrir mão do conforto e calor do interior do hotel.
Restaurantes
O hotel conta com dois restaurantes, um oferecendo opções de buffet e à la carte e outro exclusivo para jantares. As opções culinárias são saborosas, com destaque para o buffet de saladas que apresenta uma ampla variedade de folhas, vegetais e até mesmo frutos-do-mar. Além disso, o hotel possui dois bares e um café. Quanto às opções de estadia, os pacotes são normalmente oferecidos com pensão completa (full-board), excluindo bebidas alcoólicas. Há, no entanto, a alternativa de meia pensão (half-board), que inclui apenas uma refeição além do café da manhã.
Atividades no Hotel
As atividades variam conforme a estação: durante o inverno, o esqui é a atração principal, com o hotel se destacando pelo seu acesso direto às pistas, permitindo que os hóspedes saiam e retornem esquiando diretamente da porta do hotel. Além do esqui, são oferecidas aulas e aluguel de equipamentos para snowboard, ski-touring, motos de neve e caminhadas pela neve. Com a chegada da primavera e do verão, o hotel e a região se transformam, proporcionando um ambiente rico em aventuras ao ar livre, incluindo trilhas, arvorismo, mountain-bike, passeios a cavalo e escaladas. Importante destacar que a piscina do SPA permanece aquecida durante todas as estações, garantindo relaxamento e conforto em qualquer época do ano.
O resort dispõe de atividades indoor, como aulas de dança, jogos hidroginásticas ou sessões de meditação e ioga para relaxar após um passeio mais exaustivo como o para o Refúgio Shangri-La, por exemplo. Para quem viaja em família, há monitores de recreação das 9h às 23h e uma brinquedoteca bem equipada. E, de noite, rola bingo, karaokê e discoteca.
Dica Guia Melhor Viagem: O SPA ALUNCO merece uma menção especial, sendo um dos maiores spas da América Latina. Ele proporciona um ambiente relaxante e acolhedor, equipado com jacuzzis, saunas e banhos de vapor, garantindo que os hóspedes desfrutem de momentos de relaxamento. Tivemos a oportunidade de experimentar uma sessão de massagem relaxante e podemos afirmar que o serviço é excepcional, uma das melhores massagens que já experimentamos.
Um ponto alto é que a reserva pode cobrir toda a estadia, desde a acomodação até as refeições, bebidas e passeios: o Termas Chillán oferece pacotes all-inclusive, que incluem todas as refeições, tours pela região e acesso ao spa, simplificando o planejamento da viagem e garantindo dias de descanso e diversão na montanha, livres de qualquer estresse.
Atividades em Chillán
No verão em Chillán, as opções de lazer são incríveis. Dá pra curtir lindas paisagens e até tours astronômicos para se encantar com as estrelas do céu chileno. Quem se hospeda no Hotel Termas Chillán não vai ter problema com falta de o que fazer, e o melhor, sem stress nenhum, porque dá para organizar todos os passeios direto na reserva e fazer tudo pelo hotel. As atividades variam de meio-dia até um dia inteiro e você pode até misturar com o que o hotel oferece. Por exemplo, que tal uma pedalada pela manhã e depois relaxar no spa na parte da tarde? Perfeito para recarregar as energias.
Safari Ñuble Tour: Passeio perfeito para curtir com a galera, você vai conhecer o Vale de Atacalco, cheio de montanhas, rios azuis e florestas nativas, tudo de 4×4 e com muita vibe boa. Chegando na Reserva Nacional Ñuble, você partirá para uma caminhada beira-rio Relbún, com direito a parada para relaxar ou se divertir pulando de pedra em pedra. Ah, e não dá para esquecer: essa reserva é o lar do maior cervo nativo do Chile e de várias outras espécies muito especiais.
Tour Astronômico: Se você é daqueles que amantes do universo e adoram observar o céu, essa é a chance perfeita. Com um telescópio, você irá observar as estrelas, a lua, as constelações e até em alguns planetas, e ainda escutar uma explicação rápida sobre tudo isso. Para completar, uma degustação maravilhosa de petiscos e bebidas locais.
Refúgio Shangri-Lá: No passeio de um dia inteiro pelas velhas florestas do Vale Shangri-La, a gente mergulha na história geológica do lugar. Dá para aproveitar um tempo de paz nas crateras vulcânicas, ouvindo o canto de várias aves locais, e ainda curtir um pôr-do-sol incrível no caminho de volta. À noite, pode rolar até uma observação de pássaros noturnos e morcegos. O roteiro, super clássico, é tranquilo e acessível – todo mundo pode curtir.
Veja mais passeios em: Chilleanski
Mas afinal, vale a pena ir no verão?
No Hotel Termas Chillán, tanto o inverno quanto o verão oferecem experiências que superam as expectativas. Com uma gama de atividades ao ar livre, acomodações de luxo e uma atenção especial para com os hóspedes de todas as idades, o hotel prova ser um destino excepcional não apenas para os amantes do esqui, mas para todos que buscam uma escapada memorável em meio à natureza. Independentemente da estação, o Hotel Termas Chillán é, sem dúvida, um refúgio de paz, aventura e beleza.