Graças ao sucesso da música Voando pro Pará, da cantora Joelma e lançada em 2016, a pergunta “O que é tacacá?” fez com que a comida se tornasse a mais pesquisada no Google em 2023, no Brasil, segundo a própria plataforma, que divulgou os dados da retrospectiva nesta segunda-feira (11).
Após o sucesso da música, em outubro, no Tiktok, tornou-se impossível não completar o trecho: “Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa”. A própria cantora, natural de Almeirim, no Pará, resolveu utilizar o resultado repentino para ensinar aos seguidores o que é tacacá.
@joelmaareal Vocês já tomaram #tacaca ♬ som original – Joelma
De origem indígena, o tacacá é um prato típico da região Amazônica. A primeira aparição do prato foi no século 16 e, mesmo que seja especificamente do Pará, é conhecido e amado em diversas partes do Norte do Brasil.
Conhecida como um tipo de sopa, a iguaria é feita à base de goma de tapioca, tucupi (derivados da raiz da mandioca), camarão seco e a famosa erva que causa dormência na boca, o jambu. Os temperos utilizados são: sal, alho e pimenta de cheiro.
O tacacá é servido em cuias e, por mais que seja próprio do Pará, estado brasileiro conhecido pelo clima quente, é apreciado em todas as estações. Para comer, é comum utilizar um palito de madeira para espetar o camarão e enrolar a folha.
Os paraenses também não se ofendem caso queiram personalizar o prato. O tacacá pode receber mais ou menos jambu, ou ser pedido com ou sem goma, de acordo com o paladar de cada um. Confira como preparar um tacacá, à la Joelma.
Leia mais em: Museu do Louvre é o mais buscado no Google Maps em 2023.