Os dados do Google Trends, divulgados nesta segunda-feira (11), apontam que o Louvre foi o museu que mais cresceu nas buscas do Google Maps em 2023. Neste mesmo ano, o Louvre comemora 230 anos desde sua inauguração.
Localizado em Paris, na França, e lar de obras mundialmente famosas, como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o museu é um dos maiores do mundo. Com mais de 400 cômodos e 35 mil obras de arte, somente o Palácio Central soma 244 mil m² de piso, enquanto os espaços expositivos, 72.735 m².
O Museu do Louvre é dividido em nove departamentos curatoriais, indo de Antiguidades Egípcias e Arte Islâmica até Arte Bizantina e Cristã Oriental. Em 2022, recebeu 7,8 milhões de visitantes que desejavam apreciar as obras dessas salas, mas, segundo a própria administração, não é possível conhecer o museu todo em um único dia.
Em segundo lugar nas pesquisas do Google, está o Museu Britânico, em Londres. Apresentando ao público mais de oito milhões de objetos, a coleção permanente inclui peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas, conhecidos como a coleção de mármores de Elgin.
Além do Museu do Louvre, a cidade de Paris volta com o Museu de Orsay, localizado às margens do rio Sena, para completar o pódio. As coleções do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental dos séculos 19 e 20, como obras de Van Gogh, Degas e Cézanne.
Apesar de não apresentar nenhum museu nas primeiras posições, como a França, a Holanda é o país mais citado na lista. As três opções contempladas (Rijksmuseum, Museu Van Gogh e Casa de Anne Frank) estão localizadas em Amsterdã.
Confira a lista dos museus mais buscados no Google Maps em 2023:
- Museu do Louvre (Paris, França)
- Museu Britânico (Londres, Reino Unido)
- Museu de Orsay (Paris, França)
- Museu de História Natural de Londres (Londres, Reino Unido)
- teamLab Planets (Tóquio, Japão)
- Rijksmuseum (Amsterdã, Holanda)
- Museu do Prado (Madrid, Espanha)
- Museu Van Gogh (Amsterdã, Holanda)
- Museu Americano de História Natural (Nova York, Estados Unidos)
- Casa de Anne Frank (Amsterdã, Holanda)
Leia mais em: Quanto custa e como fazer uma visita privada ao Louvre, igual à Kim Kardashian?