O visto é um dos principais documentos necessários para viagens internacionais. Para os turistas de primeira viagem, como tirar o visto americano pode ser uma tarefa bastante árdua, mas é uma etapa imprescindível para viajar aos Estados Unidos.
Devido à falta momentânea de insumos, o tempo de espera para tirar o visto americano já foi bem longo este ano e, em julho, chegou a ultrapassar 200 dias. Atualmente, está em 141 no consulado de São Paulo.
Apesar das dificuldades, o Brasil ainda é o terceiro país que mais realizou a emissão de vistos para os EUA em 2023, com 985 mil autorizações, atrás apenas do México (2,1 milhões) e da Índia (1,2 milhões). Para fazer parte deste número, confira abaixo o passo a passo de como tirar o visto americano.
Passo a passo de como tirar o visto americano
- Preencha o formulário DS-160
Para iniciar a solicitação do visto americano, é necesário preencher o formulário DS-160, disponível no site do Consulado dos Estados Unidos. Todas as perguntas são feitas em inglês, mas o site possui um mecanismo de tradução que facilita o entendimento dos aplicantes. As respostas também podem ser escritas em português.
Dica Guia Melhor Viagem: Anote e guarde o Application ID e a resposta da pergunta de segurança. Você irá precisar dessas informações para acessar o seu DS-160 mais tarde.
- Pagamento
A taxa de solicitação do visto americano para visitantes a negócios ou turismo (B1/B2s e BCCs) é de US$ 185, aproximadamente R$ 912,00. Esta categoria de visto inclui o tradicional turista, membro de tripulação, quem estiver em conexão pelos EUA, estudante acadêmico, jornalistas, visitante de intercâmbio, entre outros.
O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou por boleto bancário. Com o cartão, a confirmação do pagamento costuma ser mais rápida.
- Agende a entrevista
Após o pagamento, é necessário aguardar o prazo de dois dias úteis para agendar a entrevista no Consulado americano. O agendamento pode ser feito tanto pela internet, no site do governo americano ou pelo telefone, no call center.
Para agendar a entrevista para o visto americano, você precisará do número de identificação intitulado como “nosso número” do boleto DS-160 e do recibo de pagamento da taxa. No momento do agendamento, será necessário escolher a forma de entrega do passaporte, que chegará com o visto americano nele. A seguir, estão as cidades disponíveis para realizar agendamento:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Brasília
- Recife
- Porto Alegre
Dica Guia Melhor Viagem: Para evitar esse processo longo, agende para a primeira data disponível e atualize o site diariamente para reagendar e conseguir uma data mais próxima de alguém que tenha desistido, o que não é raro.
- Campareça ao CASV
O solicitante deverá comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), antes da entrevista, para realizar a coleta dos dados biométricos (foto e impressões digitais). É necessário levar o passaporte válido e o formulário DS-160.
Brasileiros menores de 15 anos e acima dos 66 não precisam recolher a impressão digital. Estes poderão entregar uma foto recente 5×7 e a página de confirmação do formulário DS-160. A entrega pode ser feita também pelos representantes legais.
A foto não pode ser sorrindo, deve ter fundo branco e sem acessórios que atrapalhem a identificação do rosto.
No Consulado-Geral de Porto Alegre e Recife, os solicitantes realizarão o processo de biometria e a entrevista de visto em um único agendamento no Consulado. Ou seja, não é necessário se dirigir ao CASV.
- Compareça à entrevista no Consulado dos EUA
Finalmente, como passo mais importante para tirar o visto americano, compareça à entrevista no local e horário agendados em algum dos consulados. No agendamento, é preciso levar seu passaporte válido e o formulário DS-160 com o código de barras.
O oficial também pode solicitar comprovantes financeiros para custear a viagem aos Estados Unidos. Portanto, leve seu imposto de renda, contra-cheques, comprovantes de renda (seus ou dos seus responsáveis). Carteira de trabalho, certidão de nascimento e, se for o caso, certidão de casamento também são bem-vindas.
Durante a entrevista, o consulado fará perguntas sobre os vínculos com o Brasil e o que faria o entrevistado voltar ao país, como família, emprego, aluguel e entre outros. Para obter o visto americano, é importante manter a calma e responder somente o que foi perguntado.
Dica Guia Melhor Viagem: Leve todos os documentos em uma pasta, não tire fotos nos Consulados, nem fale no celular.
- Entrega do visto
No mesmo momento do agendamento da entrevista, é necessário escolher, de forma antecipada, como será feita a entrega do documento. As opções são via transportadora pelos correios ou retirada em uma central do CASV.
Depois de aprovado, o passaporte com o visto ficará pronto e será entregue em cerca de duas semanas.
Atualmente, o visto americano de turismo tem a validade de 10 anos. Porém, lembre-se que, mesmo com o visto de turismo aprovado, os oficiais da imigração do aeroporto ainda podem impedir a entrada no país, caso notem algo suspeito.
O importante nesse momento é: manter a calma, responder às perguntas com honestidade, de forma clara, tranquila e em inglês. Ao passar por essa última etapa, lembre-se de curtir toda a energia que as diferentes cidades dos Estados Unidos podem oferecer.