fbpx
Brasil implementa visto eletrônico para turistas dos EUA, Austrália e Canadá
visto eletronico brasil

Aéreos

Brasil implementa visto eletrônico para turistas dos EUA, Austrália e Canadá

POR Redação

dezembro 7, 2023

O Brasil anuncia hoje (7) o início da implementação do visto eletrônico para turistas provenientes dos Estados Unidos, Austrália e Canadá. A partir de 10 de janeiro, os cidadãos desses países precisarão deste documento, conhecido como e-Visa, para entrar no Brasil através de portos, aeroportos e fronteiras terrestres.

O e-Visa permite que os turistas desses três países realizem todo o processo de solicitação e submissão de documentos necessários online. Após a aprovação, o visto é enviado eletronicamente por e-mail. O custo do visto eletrônico é de US$ 80,90 (R$ 400, na cotação do dolár em 12/2023).

Segundo o Ministério do Turismo do Brasil, a iniciativa visa simplificar o processo de obtenção de visto, eliminando a necessidade de visitar consulados brasileiros.

Leia mais em: México simplificará o processo de visto com sistema eletrônico.

Este visto permite múltiplas entradas no Brasil e tem a mesma validade dos vistos convencionais: 10 anos para norte-americanos, 5 anos para canadenses e australianos. Para entrar no Brasil, os viajantes precisarão de um passaporte válido e uma cópia impressa do visto eletrônico.

A reimplantação do visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália foi anunciada pelo governo brasileiro em março deste ano, incluindo inicialmente o Japão. No entanto, após o governo japonês suspender a exigência de visto para turistas brasileiros, o Brasil reciprocamente fez o mesmo para os turistas japoneses. A medida visa restabelecer o princípio da reciprocidade e igualdade de tratamento, já que esses países continuam exigindo visto dos turistas brasileiros.

Segundo dados do Ministério do Turismo, os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, seguidos pela Argentina. Nos primeiros dez meses de 2023, o Brasil recebeu 530.690 norte-americanos, 66.338 canadenses e 38.544 australianos. A medida gerou discussões sobre a possibilidade de outros países seguirem o exemplo do Japão e isentarem os turistas brasileiros da necessidade de visto.

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado