A partir de uma combinação única de imigrantes europeus, árabes e asiáticos, foram introduzidas modificações na arquitetura e disseminados hábitos alimentares no Paraná. Isso se reflete até hoje em uma cena gastronômica diversificada e diferentes lugares onde comer em Curitiba que fazem valer a viagem.
Os alemães, franceses, suíços, poloneses, italianos e ucranianos que chegaram nos centros urbanos da capital paranaense na segunda metade do século 19 conferiram um novo ritmo à cidade, mas não sozinhos. Japoneses, sírios e libaneses também marcaram presença no século XX.
Graças à essa influência global, curitibanos e turistas podem apreciar de diversas gastronomias em um só lugar. Desde a cozinha asiática até a francesa, confira cinco restaurantes que resumem os melhores lugares onde comer em Curitiba.
Onde comer em Curitiba: Hai Yo
Sob o comando do chef Lucas Coelho, o Hai Yo tem o objetivo de unir a gastronomia oriental tradicional com toques contemporâneos. Mesclando técnicas orientais e ingredientes frescos, o menu inclui criações à la carte, como a costela de Wagyu e dois menus degustação: o oriental, composto por três entradas frias e sete pratos quentes, e o japonês, com três entradas e uma sequência de 11 niguiris.
Porém, por mais que o restaurante ofereça uma viagem à Ásia, ele ainda conta com rastros da brasilidade para onde o Grand Mercure Curitiba Rayon, hotel onde está localizado, mira. O sommelier Welington Gonçalves, por exemplo, não perde tempo em avisar aos clientes que todos os vinhos utilizados na harmonização dos pratos são nacionais.
Pelo segundo ano consecutivo, o Hai Yo é eleito como o Melhor Estabelecimento Gastronômico dentro de Hotel do Prêmio TOPVIEW. “É um prazer enorme receber esse prêmio e reconhecimento do público. Continuamos buscando as melhores opções para que o Hai Yo e o Grand Mercure continuem se destacando frente ao mercado de gastronomia de Curitiba, que está sempre crescendo e inovando”, enfatiza Fernando Kanbara, gerente-geral do Grand Mercure Curitiba Rayon.
Em 2019, o restaurante já havia granhado o prêmio Bom Gourmet pelo prato Sashimi Hai Yo, composto por 10 fatias especiais de peixe ao estilo do chef e vieiras trufadas. Com uma capacidade para apenas 56 pessoas, o clima se torna ainda mais intimista, além de conceituado.
- Endereço: Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro, Curitiba – PR
- Funcionamento: Aberto de segunda-feira à sexta-feira, das 12:00 às 15:00 e, no jantar, de segunda a quinta-feira, das 19:00 às 23:00. Às sextas-feiras, sábados e feriados, das 19:00 à 00:30
- Preço: $$$$
Leia mais em: Conheça o Grand Mercure Curitiba Rayon no coração do Paraná.
Q!Ceviche Restaurante
Para os amantes de gastronomia, o nome já indica tudo. O QCeviche! se destaca com a culinária peruana na capital do Paraná. Em Curitiba, o restaurante está localizado no dentro do Novotel Curitiba Batel.
Há uma unidade em Lima, no Peru, e todos os pratos são feitos e servidos exatamente como no país de origem, com uma pequena adaptação nas pimentas utilizadas. A rede possui casas em São Paulo e em Bogotá, na Colômbia, todas dentro de hotéis.
A cozinha é comandada pelo chef Isidoro Troyes, com passagens por restaurantes de hotéis e resorts no Peru, entre eles o WinMeier Casino da cidade de Chiclayo. Formado pelo Instituto Superior de Turismo y Gastronomia (Cevatur), ele faz uma culinária típica da região centro-norte do Peru.
Assim como em todo restaurante peruano, o carro-chefe é o ceviche, nas versões tradicional e vegetariano. O primeiro leva cubos dos peixes tilápia ou namorado, e o segundo, composto por cogumelo champignon, manga e abacate marinados com limão e leite de coco. Ambos são bem servidos e podem ser divididos por até duas pessoas, com a junção de um prato principal.
- Endereço: R. Dr. Pedrosa, 288 – Batel, Curitiba – PR
- Funcionamento: Aberto diariamente, das 11:30 às 14:30 e das 19:00 às 22:00
- Preço: $$$$
Onde comer em Curitiba: Garbo
Também localizado no Grand Mercure Curitiba Rayon, o Garbo Restaurante é um convite à culinária brasileira contemporânea. O cardápio, que carrega a identidade do hotel, é único e conta com pratos à la carte com opções de carnes, peixes e aves preparadas na hora.
Aos sábados, os visitantes podem desfrutar da tradicional feijoada da casa e, sempre no último sábado do mês, de um delicioso brunch.
No local, o café da manhã é servido diariamente aos hóspedes, das 6:30 às 10:30. Por R$ 58,00 por pessoa, os não hóspedes também são bem-vindos. Ainda aos sábados, o hotel contrata um animador para fazer animais e outras figuras divertidas com bexigas para entreteter as crianças durante o horário do café.
- Endereço: Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro, Curitiba – PR
- Funcionamento: Aberto de segunda-feira à sexta-feira, das 12:00 às 15:00 e, no jantar, de segunda a quinta-feira, das 19:00 às 23:30. Às sextas-feiras, sábados e feriados, das 19:00 à 00:30.
- Preço: $$$$
Leia mais em Onde comer em Gramado: 7 restaurantes imperdíveis na cidade.
K.sa Restaurante
No bairro Batel, um dos endereços mais nobres de Curitiba, está o K.sa, eleito como o melhor restaurante da região sul de 2023 pela revista Prazeres da Mesa. Sob o comando da chef Claudia Krauspenhar, participante da 2ª edição do programa Mestre do Sabor, o nome do rastaurante remete ao ato de proporcionar um ambiente no qual todos se sintam em casa.
Inaugurado em 2019, a culinária do K.sa é contemporânea, com respeito a bases clássicas da gastronomia internacional, especialmente a italiana, combinadas com técnicas francesas. As massas são os pratos favoritos do público, mas o grande destaque do menu e a especialidade do restaurante são os frutos do mar.
Todo último sábado do mês, o K.sa promove o Oyster Bar, um dia para desfrutar de cinco tipos de ostras diferentes. De locais e formas de cultivo diversas, são elas: nativas de Cananéia (SP), Guaratuba (PR), do mangue da Vila Medeiros (PR), de Santa Catarina e também de cultivo do litoral catarinense. Todas chegam frescas à mesa, inclusive as duas outras opções de ostras gratinadas.
A porção com as variedades disponíveis (R$ 39) é acompanhada por gomos de três diferentes limões e um molho especial preparado pela chef Cláudia e, claro, champagne.
- Endereço: R. Fernando Simas, 260 – Bigorrilho, Curitiba – PR
- Funcionamento: Aberto de terça-feira aos sábados, das 19:00 às 23:00
- Preço: $$ – $$$
Ile de France
Perto de completar 70 anos de história, o tradicional restaurante de gastronomia francesa, Ile de France, mostra que a culinária de Curitiba é realmente diversa. No cardápio, os clientes encontram pratos clássicos, como o peculiar Escargot, o famoso Filet Strognoff e, até, o Tournedos Rossini.
Além dos mais tradicionais do menu, o almoço também conta com os Plats du Jour, com seis tempos. As opções com frango ainda levam acompanhamentos típicos da mesa francesa: purê de batatas e as deliciosas petit pois (ervilhas na manteiga servidas com cenoura em cubinhos).
Para acompanhar o almoço, os clientes têm a alternativa de escolher o vinho em taça, com pelo menos dois rótulos de vinhos brancos e dois tintos. Já quem não abre mão da identidade brasileira, pode aproveitar a carta de coquetéis que mescla entre características francesas e brasileiras.
- Endereço: Avenida do Batel, 1550 espace 4 – Batel, Curitiba – PR
- Funcionamento: Aberto para o almoço de terça-feira aos domingos, das 12:00 às 16:00. Para o jantar, de segunda a quinta-feira, das 19:00 às 22h30, e de sexta-feira e sábado, 19:00 às 23:00
- Preço: $$$$
Você também pode gostar:
Jérôme Dardillac assume como chef executivo de mais hotéis de luxo da Accor no Rio de Janeiro
Café Tradicional Paris Les Deux Magots ganha filial em São Paulo
Onde comer em Buenos Aires: 7 restaurantes imperdíveis na capital argentina