Quando pensamos em viagens de trem, é comum que a Europa seja a primeira coisa que nos venha a mente. Frequentemente, esse meio de transporte se destaca com rotas que cruzam paisagens que completam a fama do continente. No entanto, há um mundo de aventuras ferroviárias esperando para ser descoberto além das fronteiras europeias.
Hoje, vamos embarcar em uma jornada por três experiências de trem inesquecíveis ao redor do mundo: o Rocky Mountaineer, no Canadá, o Puffing Billy Railway, na Austrália e, para não nos afastarmos completamente do charme europeu, o Bernina Express, na Suíça.
Dica Guia Viagem: Por falar em viagens de trem pela Europa, conheça também 3 cidades para fazer bate-volta de Paris.
Rocky Mountaineer, Canadá
Com rotas para Jasper, Banff e Lake Louise, o trem Rocky Mountaineer serpenteia pelo coração das Montanhas Rochosas Canadenses, apresentando terreno intocado que você só pode ver de trem.
A viagem, que acontece apenas do nascer ao pôr do sol, apresenta uma série de vistas panorâmicas de florestas, rios e, claro, as famosas montanhas. Tudo isso enquanto os passageiros desfrutam de um serviço de bordo de primeira classe digno da paisagem.
Puffing Billy Railway, Austrália
Na terra dos cangurus, o histórico Puffing Billy Railway oferece uma experiência única e charmosa, transportando os visitantes de volta no tempo com suas locomotivas a vapor e carros de madeira. Situado em Victoria, este trem histórico serpenteia através das florestas de eucalipto e vales exuberantes do Dandenong Ranges National Park.
Durante o percurso, os passageiros podem até mesmo balançar suas pernas para fora dos vagões enquanto o trem anda ao longo dos trilhos, tornando a viagem tão divertida quanto cênica.
Leia mais em Austrália e Nova Zelândia: 5 locais para aproveitar a natureza da Oceania.
Viagens de trem: Bernina Express, Suíça
Embora esteja na Europa, o Bernina Express, na Suíça, merece uma menção especial por sua rota espetacular através dos Alpes Suíços. Este expresso vermelho brilhante não apenas oferece vistas espetaculares de paisagens alpinas, mas também é uma obra-prima da engenharia, cruzando 196 pontes e passando por 55 túneis.
A rota, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO, oferece uma combinação inigualável de conforto, elegância e vistas panorâmicas das montanhas características da Suíça.
Leia mais em A road trip ideal pelas cidades da Suíça.
As viagens de trem são oportunidades únicas para entrar em contato com a história, a cultura e a natureza de cada região. Ao cruzar os Alpes Suíços ou as Montanhas Rochosas Canadenses, a jornada ferroviária permanecerá no coração de quem a experienciar.