Apesar de Machu Picchu ser parte de um roteiro obrigatório em uma viagem ao Peru, a cidade peruana, Cusco, também é um dos principais polos turísticos do país. E, ao visitar esse destino não tão óbvio, podemos encontrar atrações naturais que merecem nossa atenção, como o Cerro Colorado.
Listado como um dos 100 lugares do mundo para visitar antes de morrer pela National Geographic, o conjunto das montanhas coloridas do Peru, chamada de Cerro Colorado, está localizada a alguns quilômetros desse polo, que é considerado a capital do Império Inca.
Atração relativamente nova, a primeira montanha colorida, e a mais famosa, de Cerro Colorado, Montanha Vinicunca, foi descoberta apenas em 2016. A impressionantes 5.200 metros de altitude, a primeira a virar ponto turístico é conhecida também como Montanha Arco-Íris, ou Montanha das 7 Cores. A caminhada para chegar até a montanha leva em torno de duas horas e, devida a altura, é o caminho mais cansativo a ser realizado do Cerro.
A segunda Montanha Colorida do Peru, Montanha Palcoyo, surgiu como atração durante a pandemia, em 2020. Igualmente bonita e um pouco menos alta, conta com as vantagens de ser menos conhecida e ser acessada com mais facilidade, por uma trilha de baixa intensidade.
Em uma viagem que leva em torno de três horas até o ponto inicial, a cidade de Cusco, e um trekking que demora aproximadamente uma hora, é possível avistar outras impressionantes atrações turísticas, como vales vermelhos e florestas de pedras, que tornam o passeio a esta montanha diferenciado.
Das seis montanhas coloridas conhecidas no mundo, três se encontram no Peru. No entanto, a terceira, chamada de Pallay Puchu, não se encontra em Cusco, como as outras. Localizada na cidade de Sicuani, também se difere das demais em seu formato e apresenta um pico mais acentuado e afiado, devido à erosão, ao vento e à chuva que recebe aos 4.700 metros de altitude.
Felizmente, nada que atrapalhe a caminhada. O trekking até o topo leva em torno de duas a três horas, com um nível de dificuldade moderado, e o tour dura o dia inteiro. No caminho, ainda é possível vislumbrar a beleza de uma lagoa.
Como chegar em Cerro Colorado?
Para visitar uma das montanhas de Cerro Colorado, ou as três, é necessário viajar via terrestre até o vilarejo de Cusipata. A viagem pode ser feita por conta própria, mas é recomendado contratar o serviço de uma agência de viagens para a excursão.
Após a primeira etapa, a viagem continua por trilha (de preferência, com um guia) até a comunidade de Phulawasipata. De lá, você deve comprar o ingresso pessoalmente. Em seguida, começa uma caminhada de seis quilômetros até o tão esperado Cerro Colorado.
Dica Guia Melhor Viagem: Devido a elevada altitude das montanhas, é recomendado fazer este passeio depois de alguns dias na região para se acostumar com o clima.
Cusco é um destino que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem ao Peru, principalmente se você ama aventurar-se em meio a natureza. É um destino que oferece tudo em um só lugar, inclusive a gastronomia peruana, premiada com o melhor restaurante do mundo, segundo o World’s 50 Best.
Para que seu pacote de viagem fique ainda mais incrível, que tal adicionar o restaurante Central no seu itinerário, após visitar as montanhas coloridas?