A última semana de inverno no Brasil será marcada por uma intensa onda de calor em boa parte do país. Em São Paulo, os termômetros devem ficar acima dos 30ºC todos os dias e, em algumas regiões, podem chegar até a 40ºC, sem previsão de chuva.
No entanto, essa inesperada onda de calor em meio ao frio no estado ainda pode, e deve, ser aproveitada. Repleto de belezas naturais, o Circuito Litoral Norte de São Paulo integra cidades com praias paradisíacas, rios, cachoeiras e uma área preservada da Mata Atlântica para quem ainda busca contato com a natureza.
Dica Guia Melhor Viagem: Confira também algumas opções de praias em Jericoacoara e se apaixone pelo clima, praias e águas cristalinas desta região do Ceará.
01. Ilhabela
Ilhabela está entre os destinos litorâneos mais procurados do estado de São Paulo. Conhecida como a Capital Nacional da Vela, a ilha oferece excelentes condições para a prática do esporte durante todo o ano. A cidade também recebe navios de cruzeiro, proporcionando uma experiência única para os visitantes.
Acessível apenas por barco, a Praia de Castelhanos é um dos tesouros de Ilhabela e o passeio até lá inclui paradas em outras praias paradisíacas da região, como Praia da Fome e Saco do Eustáquio.
Onde ficar em Ilhabela?
A maior parte das pousadas em Ilhabela está localizada na parte oeste, onde as praias são mais movimentadas e a ilha conta com mais infraestrutura. As principais regiões de Ilhabela para quem busca movimentação são a Vila, a Praia do Perequê e o Centro de Ilhabela.
Já as regiões do Sul de Ilhabela, como a Praia do Julião, a Praia da Feiticeira e a Praia do Curral são ideias para quem busca pousadas perto de praias tranquilas.
02. São Sebastião
Ao longo dos 100 km de litoral de São Sebastião, encontram-se mais de 30 praias, com destaque para a famosa Praia de Maresias. A cerca de 33 quilômetros da costa, o Arquipélago de Alcatrazes está entre uma das maiores unidades de conservação marinha do Brasil, protegida por monitoramento do ICMBio, e que oferece uma paisagem deslumbrante de rochedos e Mata Atlântica.
Além disso, as ilhas próximas às praias de Barra do Sahy e Juquehy são ideais para quem busca águas calmas e cristalinas, perfeitas para explorar de diversas maneiras, como de barco, jet ski, caiaque ou stand-up paddle.
Onde ficar em São Sebastião?
As pousadas em São Sebastião estão espalhadas por todo o litoral e é possível escolher uma hospedagem em diversos pontos. As melhores regiões para se hospedar em São Sebastião são: o Centro, onde estão os edifícios históricos, a Praia de Maresias, onde está o agito noturno e as melhores ondas, a Praia de Juquehy, com público descolado e a Praia de Boiçucanga, onde está a maior concentração de comércio
Algumas praias mais tranquilas, como Camburi, Camburizinho, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Paúba, Barra do Una, Jureia e Boraceia também contam com boas opções de hospedagem em São Sebastião.
Porém, lembre-se que São Sebastião conta com um litoral extenso. Por isso, prefira pousadas próximas à sua praia favorita para evitar longos deslocamentos.
03. Ubatuba
Entre a serra e o mar de São Paulo, Ubatuba é um dos locais mais preservados do litoral norte de São Paulo. Com mais de 100 praias, ainda desertas e de natureza quase intocada, é a cidade perfeita para aproveitar a onda de calor de forma tranquila.
Duas ilhas paradisíacas merecem destaque na região. A Ilha Anchieta é o cenário perfeito para um passeio de lancha ou escuna. Neste paraíso natural, os visitantes podem desfrutar da exuberante fauna e flora, além de um mar propício para o mergulho.
Outro tesouro a ser explorado é a Ilha das Couves, acessível por barco ou lancha a partir de Picinguaba. Este local encantador conta com uma riqueza de vida marinha, praias de areias brancas e piscinas naturais ideais para praticar snorkeling.
Onde ficar em Ubatuba?
A região central da cidade tem a maior concentração de pousadas e hotéis em Ubatuba. A Praia do Itaguá e a Praia do Cruzeiro são as melhores localizações para estar perto dos restaurantes, comércios e vida noturna de Ubatuba, mas não são praias tão bonitas e boas para banho.
As praias ao sul de Ubatuba contam com uma melhor infraestrutura e hotéis à beira-mar, enquanto as praias ao norte, apesar de lindas, têm pouca oferta de hospedagem, restaurantes e serviços. Independente da escolha de região, prefira se hospedar em pousadas próximas às praias que pretende visitar para não ter problemas com locomoção em feriados.
Enquanto os termômetros sobem acima dos 30ºC em São Paulo, algumas praias e ilhas oferecem refúgios perfeitos para desfrutar do clima quente e ensolarado. Com um convite à diversão nas águas cristalinas, a repentina onda de calor também permite que os visitantes explorem a riqueza natural das regiões costeiras, tornando a última semana de inverno uma oportunidade única para se conectar com a natureza.