A herança artística e cultural de uma cidade desempenha um papel super importante na forma como os potenciais turistas a enxergam. A arte, o estilo e a arquitetura influenciam nossas decisões de reserva. Como resultado, novos museus, galerias e shows itinerantes surgem nas capitais da Europa em uma taxa cada vez maior. Mas, considerando tudo, qual cidade se destaca na arte europeia? Qual é a capital artística da Europa?
Um estudo recente da posterXXL, uma empresa alemã especializada em produtos fotográficos personalizados atribuiu pontuações às cidades europeias com base em 5 fatores:
- Concentração de galerias de arte
- Número de edifícios projetados por arquitetos famosos
- Quantos artistas contemporâneos nasceram na cidade
- Número de escolas de arte
- Festivais de arte
Enquanto as grandes capitais da moda do continente aparecem na lista, algumas podem surpreender – e potencialmente inspirar uma escapada artística alternativa.
Londres
Em primeiro lugar, está Londres, uma das melhores cidades do mundo para viver, considerada por muitos como a capital criativa da Europa. Estudantes internacionais descem para a cidade para estudar em escolas prestigiadas como a Central Saint Martins, Fine Arts College e as várias unidades que compõem a University of the Arts London.
Embora Londres não seja uma cidade barata para viajar, muitos dos museus e galerias de classe mundial da capital são gratuitos, incluindo a National Portrait Gallery e o Tate Modern. Se a arte é o seu forte, faça refeições nos melhores restaurantes e hotéis de Londres, e contemple o trabalho de Monet, Bellini e tantos outros artistas que continuam a inspirar os criativos de amanhã.
Arte europeia em Amsterdã
Um passeio agradável ao longo dos canais deixa claro o quão artísticos são os residentes de Amsterdã. Artistas contemporâneos que chamam a cidade de sua cidade natal incluem Saskia de Brau, Rob Scholte e Inez Van Lamsweerde – criativos inspirados por inúmeras galerias, museus e festivais de arte.
Com apenas alguns dias? Não deixe de conferir o Rijksmuseum, lar da coleção mais extensa do país de arte e artefatos, e o Museu Van Gogh, onde a coleção permanente consiste em cerca de 700 obras do notório artista.
Roma
Roma é o paraíso para um amante de cultura que sonha em ver o Coliseu, ruínas fascinantes a cada esquina e uma das mais cativantes arquiteturas religiosas do mundo. Há tanto para ver na capital italiana que é fácil esquecer o quão bem suas galerias capturam a cena de arte europeia contemporânea.
O MAXXI, o Museu Nacional de Arte do Século XXI, é um desses pontos quentes, abrigando milhares de obras em 27.000 metros quadrados de espaço de galeria. A Rome Art Week chega à cidade novamente em outubro, apresentando mais de 170 exposições e mais de 170 estúdios abertos de artistas emergentes e estabelecidos.
Arte europeia em Edimburgo
A PosterXXL classifica a capital escocesa, Edimburgo, em quarto lugar, e a segunda cidade do Reino Unido a entrar na lista. A National Galleries of Scotland é uma coleção de galerias no coração de Edimburgo; Modern One, Modern Two, National e Portrait. Essas salas (e porões) abrigam mais de 120.000 pinturas e artefatos, incluindo obras de Vincent Van Gogh e John Singer Sargent.
Graças a uma história de milhares de anos, a arquitetura de Edimburgo é incomparável – passeie pelo castelo, confira o suntuoso Palácio de Holyrood e admire a paisagem urbana do Arthur’s Seat em um dia claro.
Oslo
Assim que a capital da Noruega entra em um inverno escuro e frio, ela se ilumina novamente quando o Fiorde de Oslo se transforma em uma exposição ao ar livre. No final do verão na Noruega, o Oslo Art Weekend recebe anualmente um programa de arte contemporânea na cidade, repleto de eventos e exposições temporárias.
Embora os festivais de arte sejam importantes em Oslo, há destaques o ano todo. A cidade é o lar do Museu Nacional de Arte da Noruega, entre muitas outras coleções curiosas.
Em um continente rico em cultura e criatividade, estas cidades destacam-se com museus renomados, galerias inspiradoras e uma cena artística, que oferecem uma jornada enriquecedora para os amantes da arte europeia. Ao planejar sua próxima viagem, explore esses destinos incríveis e mergulhe nessa efervescência artística.