A arte brasileira pode ser encontrada de muitas maneiras, como nos artsy hotels pelo país ou em eventos que celebram a arte nacional. Diante do sucesso de 2022, a segunda edição da SP-Arte Rotas Brasileiras ocorre a partir desta quarta-feira (30) e reúne 70 projetos curados por galerias de arte de 11 estados brasileiros.
Com o objetivo de trazer perspectivas locais e globais, enraizadas na tradição e, ao mesmo tempo, dinâmicas, a SP–Arte Rotas Brasileiras celebra a riqueza e diversidade da arte brasileira do passado, do presente e do futuro. A feira ainda engloba costumes e culturas que adquirem permanentemente novos significados.
“Rotas Brasileiras é sobre reimaginar as fronteiras entre o erudito e o popular, o centro e a periferia, o comercial e o institucional. A feira se propõe a expandir perspectivas, ampliar narrativas e romper estereótipos, estando mais interessada em trazer perguntas do que respostas fechadas. É um evento onde queremos que as pessoas se identifiquem com as raízes nacionais e que, ao mesmo tempo, traz dinamismo e oxigenação ao mercado”, afirma a criadora e diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa.
Além das galerias, a SP–Arte Rotas Brasileiras contará também com projetos especiais. É o caso do Sertão Negro, espaço de residência e vivência artística em Goiânia fundado pelo artista Dalton Paula, e do projeto de arte-educação plural Arte Pará, dos artistas Antônio Dias Júnior (PA), Gabriel Bicho (RO), Rafael Matheus Moreira (PA), Sofia Ramos (RR), Domingos Nunes (PA) e Marcone Moreira (MA). A obra revela as várias Amazônias e tem o objetivo de romper com os estereótipos, convidando o público a enxergar a região e seus habitantes de forma multifacetada.
A SP-Arte Rotas Brasileiras acontece entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, na ARCA. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria online do evento. Os visitantes com mais de 60 anos que não conseguirem comprar ingressos de forma virtual, poderão fazê-lo na bilheteria física durante a feira.
Mais informações sobre SP-Arte Rotas Brasileiras
Endereço: ARCA – Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina
Data: 30 de agosto a 3 de setembro
Entrada: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)
Horários
Para convidados
Quarta, 30 de agosto: 11h às 19h
Quinta-feira, 31 de agosto: 11h às 14h
Para o público geral
Quinta-feira, 31 de agosto: A partir das 14h
Sexta-feira, 1 de setembro, e sábado, 2 de setembro: 12h às 19h
Domingo, 3 de setembro: 11h às 18h