fbpx
Airbnb implementa medidas para promover estadias conscientes
Airbnb

Hotelaria

Airbnb implementa medidas para promover estadias conscientes

POR Redação

agosto 29, 2023

O Airbnb – serviço online mundial de anúncios de alguéis de acomodações – vem sendo um aliado de viajantes que procuram hospedagens mais em conta em suas viagens. Para garantir estadias seguras, tanto para anfitriões, quanto para hóspedes, a plataforma elaborou uma série de medidas para serem aplicadas no Brasil.

Na medida que o Airbnb é uma plataforma que conecta hóspedes com anfitriões, sua preocupação é manter a segurança de ambos os lados e evitar fraudes e contratempo durante o aluguel de imóveis.

Verificação de Identidade

No mundo digital, a verificação de identidade é um mecanismo que vem sendo utilizado para garantir quem é o individuo real por trás das telas. E, no Airbnb, isso não é diferente! Para garantir a segurança na plataforma, é importante que todos os usuários tenham acesso às informações corretas em suas reservas.

Dessa forma, todos os hóspedes que desejarem fazer uma reserva e os anfitriões principais das acomodações, deverão passar pelo processo de verificação. A plataforma divulgou que todos os anfitriões que não realizaram o procedimento até o final de junho de 2023 tiveram suas agendas bloqueadas.

Conduta de hóspedes e anfitriões do Airbnb

Para garantir uma estadia tranquila, é necessário que ambos cumpram suas funções básicas para evitar maiores percalços. Como uma forma de garantir a capacitação de seus anfitriões, o Airbnb implementou um sistema de qualidade, que identifica anúncios que não cumprem as expectativas ds usuários plataforma. Quando são relatadas violações repetidas ou graves das regras básicas para os anfitriões, seus anúncios podem ser retirados da plataforma.

O Airbnb divulgou que, por meio do sistema de qualidade para anfitriões, mais de 12.000 anúncios que não atenderam aos padrões de confiabilidade e qualidade de anfitriões foram removidos globalmente desde abril, incluindo mais de 1.000 anúncios na América Latina.

Mas não são só os anfitriões que devem seguir as normas da plataforma. Também existe um conjunto de regras básicas para os hóspedes sobre como tratar suas hospedagens e locadores.

Proibição de festas no Airbnb: análise de reservas

Em agosto de 2020, o Airbnb instituiu uma medida de proibição de festas em suas acomodações disponíveis, com o intuito de garantir a integridade dos imóveis ao serem devolvidos pelos hóspedes.

Para continuar o processo de garantir o seguimento de tal regra, a plataforma implementou um sistema de análises de reservas – que visa identificar possíveis reservas de alto risco para festas. A tecnologia analisa as tendências em perfis de reservas como: a duração da viagem, a distância até a acomodação, se a reserva é em um final de semana ou dia de semana, entre outras considerações.

Canal de Apoio ao Vizinho

O Canal de Apoio ao Vizinho cria um canal de comunicação entre o Airbnb e possíveis vizinhos de propriedades alugadas. No caso de alguma urgência, moradores próximos podem reportar – por chamada ou por escrito – suas preocupações à plataforma.

É através de verificações de identidade rigorosas, restrições a festas e avaliações detalhadas de reservas, que a plataforma busca garantir transações confiáveis, além de proteger as propriedades e os hóspedes. Ao mesmo tempo, incentiva a cooperação entre anfitriões e hóspedes para criar um ambiente de respeito mútuo.

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado