O Dia Internacional da Cerveja é comemorado todo ano, sempre na primeira sexta-feira de agosto. Em 2023, o dia 04/08 será celebrado em mais de 80 países com o intuito de reunir os amigos, levantar o copo e brindar uma das bebidas mais apreciadas do mundo. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e, logo em seguida, dos Estados Unidos.
A paixão do brasileiro pela cerveja (de preferência, bem gelada) estimula um tipo de turismo específico: o cervejeiro. Desde festas temáticas e tours por cervejarias, o Brasil possui destinos imperdíveis para aproveitar todo o interesse e paixão do brasileiro pela cerveja.
Blumenau, Santa Catarina
Em 2017, Blumenau (SC) foi reconhecida legalmente como a Capital Brasileira da Cerveja. Para honrar o título, a cidade abriga diversas cervejarias artesanais e industriais que produzem uma ampla variedade de estilos de cerveja, muitas delas seguindo tradições alemãs.
Todo ano em Blumenau acontece a Oktoberfest, a maior festa típica alemã da América Latina, que atrai milhares de turistas e amantes de cerveja. Nessa festa, a cerveja é servida em tradicionais canecas de um litro chamadas Mass. O consumo total de cerveja durante o evento supera 12 milhões de litros.
Quando ir a Blumenau?
O turismo convencional de atrações e pontos turísticos em Blumenau pode ser realizado em qualquer época do ano. Porém, se quiser aproveitar a viagem para participar da Oktoberfest, o ideal é visitar a cidade em outubro.
Onde se hospedar em Blumenau?
Localizada a menos de 200 metros da Vila Germânica, a acomodação Zuhause 814 é um convite aos amantes de chopp. O loft moderno com espaço para até quatro pessoas tem uma decoração feita com cadeiras típicas de bar e rótulos de cerveja artesanal na parede para não esquecer o propósito da viagem: o Dia Internacional da Cerveja.
Endereço: 808 Rua João Pessoa apto 814, Blumenau – SC
Dia Internacional da Cerveja em Ribeirão Preto
Atualmente, o Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto abriga 11 cervejarias e os roteiros do Tour Cervejeiro em Ribeirão podem incluir até sete casas de cerveja. Uma delas é a Cervejaria Colorado, que conta com mais de 120 rótulos em sua carta. No balcão, há uma torneira para cada rótulo da Colorado, e no cardápio, diversas opções de porções e petiscos.
A Cervejaria Colorado tem o intuito de manter a tradição da bebida viva na cidade, que se iniciou no século passado. Ao mesmo tempo, a casa renova a antiga vocação cervejeira de Ribeirão Preto com o toque do mestre-cervejeiro e a rigorosa seleção de matéria-prima.
Quando ir a Ribeirão Preto?
Ribeirão é uma cidade com clima ameno durante a maior parte do ano. Portanto, uma boa dica é visitar a cidade entre os meses de abril e junho, quando acontecem os principais eventos culturais da cidade, como o Agrishow e a Feira do Livro de Ribeirão Preto.
Onde se hospedar em Ribeirão Preto?
Localizada na área central de Ribeirão Preto, o Araucaria Plaza é uma excelente opção para aproveitar alguns dias na região. A hospedagem possui quartos confortáveis, piscina ao ar livre e café da manhã incluso na diária.
- Endereço: R. João Penteado, 2103 – Jardim America, Ribeirão Preto – SP
Dia Internacional da Cerveja em Petrópolis
Localizada no estado do Rio de Janeiro, Petrópolis é o segundo maior polo cervejeiro do Brasil. A cidade também está inclusa na Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro e é casa de uma das cervejarias Bohemia, onde é possível realizar um beer tour.
O circuito da cervejaria Bohemia apresenta a história da cerveja, o processo de produção e ainda conta com a degustação das três principais cervejas da marca que leva os visitantes a experiências sensoriais únicas e degustações exclusivas.
- Endereço: R. Alfredo Pachá, 166 – Centro, Petrópolis – RJ
Quando ir a Petropólis?
A melhor época para ir a Petrópolis é entre os meses de abril e outubro. Além de ser o período do ano com a menor quantidade de chuva, a cidade recebe temperaturas mais baixas comparadas ao verão carioca.
Onde se hospedar em Petropólis?
A menos de 80 quilômetros da capital Rio de Janeiro, uma viagem para Petrópolis é ideal para um bate e volta, mas se preferir passar alguns dias na cidade, uma boa opção é a hospedagem Locanda della Mimosa, um hotel com estilo colonial, cercado de área verde, com piscina ao ar livre, um spa e um centro de bem-estar.
- Endereço: R. Mimosas, 30 – Fazenda Inglesa, Petrópolis – RJ
Campos do Jordão, São Paulo
Campos do Jordão é um dos destinos turísticos mais populares do país, especialmente durante o inverno. A influência europeia na cidade também se reflete na gastronomia, com muitos restaurantes que oferecem pratos típicos da culinária suíça e alemã e nas famosas cervejarias artesanais.
Uma das atrações mais recentes da cidade é o Parque da Cerveja com diversas experiências cervejeiras. Com 240 mil m² de paisagens arborizadas, o complexo está localizado no alto da Serra da Mantiqueira e oferece visitas guiadas à fábrica da Cerveja Campos do Jordão, com degustação, e ao Mirante Mantiqueira. Dentro do parque, também foi construído um Museu da Cerveja, que conta a trajetória da bebida desde a pré-história aos dias de hoje.
- Endereço: Estr. Mun. Paulo Costa Lenz Cesar, 2150 – Alto Lajeado Campos do Jordão – SP
Quando ir a Campos do Jordão?
As atrações de Campos do Jordão podem ser visitadas durante o ano inteiro. Porém, se você quer curtir o frio, a melhor época para ir a cidade é durante o inverno. No mês de julho, os termômetros marcam os 10ºC e Campos fica especialmente animada com o Festival de Inverno. A época mais chuvosa na cidade é nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Onde se hospedar em Campos do Jordão?
Para comemorar o Dia Internacional da Cerveja, uma boa opção de hospedagem em Campos do Jordão é a Pousada Telhado de Ouro, a 200 metros de uma das cervejarias mais famosas da cidade, com quartos aconchegantes e piso aquecido.
- Endereço: R. Gen. A Noronha, 20 – Capivari, Campos do Jordão – SP