fbpx
Floresta Amazônica: 8 dicas para explorar a biodiversidade brasileira

América do Sul

Floresta Amazônica: 8 dicas para explorar a biodiversidade brasileira

POR Redação

agosto 4, 2023

A Floresta Amazônica é uma das maravilhas naturais do mundo e atrai a atenção de aventureiros e amantes da natureza de todas as partes do globo. Sua imensa biodiversidade e beleza cênica oferecem uma experiência única e memorável.

Entretanto, para garantir uma viagem sem complicações, é fundamental abordar questões que envolvem a preservação do meio ambiente e a segurança dos visitantes, a fim de preservar sua integridade de maneira sustentável, minimizando o impacto ambiental.

Escolha a melhor época para viajar

Com estações bem distintas, a Floresta Amazônica é um destino incrível durante todo o ano. De dezembro a maio, as chuvas são mais frequentes. Por conta disso, os rios transbordam e criando cenários dignos de cartões postais, além de possibilitar o acesso a algumas áreas remotas com passeios de barco.

Já o período de junho a novembro, é considerado o melhor do ano para muitos viajantes. Nessa época, as chuvas diminuem significativamente, deixando os céus mais claros e as trilhas mais acessíveis.

Birdwatching (observação de aves)

A Amazônia abriga uma diversidade incrível de aves, incluindo espécies raras e endêmicas. Durante a época de seca, com a escassez de água dentro da floresta, as pocinhas são um dos poucos locais onde esse recurso pode ser encontrado na floresta espécies das algumas espécies das famílias Thamnophilidae, Pipridae, Dendrocolaptidae e Tinamidae. Além disso, na floresta, os amantes da observação podem encontrar araras, tucanos, gaviões e muitas outras aves coloridas.

Observação de animais silvestres

Rica em biodiversidade, a Floresta Amazônica possui muito mais do que apenas aves. Com espécies próprias da região, o passeio pela floresta possibilita avistar espécies símbolo da região. Esteja preparado com seu binóculo ou câmera no caso de encontrar macacos, jacarés, onças-pintadas e preguiças, por exemplo.

Descubra árvores e plantas únicas

Na região, explore a floresta com a atenção voltada também para sua flora. Com algumas das maiores árvores do mundo, o cenário é tomado pelo verde da vegetação amazônica. Fique atento para observar as famosas seringueiras – que são fonte de matéria-prima do látex e economicamente tão importantes para a região norte brasileira – além de cacaueiros e diversas outras plantas frutíferas que tomam a região amazônica.

Hospedagem no Cristalino Lodge

(Reprodução: Cristalino Lodge)

Localizado em uma reserva particular de 11 mil hectares, o Cristalino Lodge oferece acomodações confortáveis e ecologicamente conscientes em meio à Floresta Amazônica.

Além disso, ele oferece uma série se serviços que tornam a jornada mais confortável, como transfer do aeroporto até o hotel, guias especializados para trilhas e demais passeios pela floresta, canoagem e torres de observação para apreciar a vista e os pássaros.

Desfrute da culinária local

A gastronomia amazônica representa a fusão da identidade brasileira, com influências indígenas, africanas e europeias. Seus pratos típicos utilizam dos ingredientes disponíveis na região e refletem sua rica cultura com elementos da floresta.

Respeite e preserve o meio ambiente

Tenha em mente que a Floresta Amazônica é um sistema vital do planeta e que sua biodiversidade é fundamental para manter o equilíbrio ecológico. Dessa forma, não perturbe os animais e ajude na preservação da área.

Desconexão digital e conexão com a natureza

Aproveite essa oportunidade para se desconecte das redes e para explorar a região da melhor forma. Assim, se permita aproveitar uma total imersão nas experiências que a Floresta tem para oferecer.

Conheça as belezas naturais brasileiras

A Floresta Amazônica é um tesouro natural que cativa a todos os aventureiros e amantes da natureza ao redor do mundo. Com sua impressionante biodiversidade e paisagens deslumbrantes, proporciona uma experiência única e memorável.

Seguindo as dicas para explorar a floresta de maneira consciente, é possível vivenciar momentos incríveis, apreciando a fauna, a flora e a cultura local, enquanto se conecta verdadeiramente com esse ecossistema.

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado