Mendoza, conhecida como a capital do vinho na Argentina, é famosa por suas bodegas e pela produção de uvas Malbec. Se a sua dúvida é quando ir para Mendoza, saiba que a cidade oferece aos visitantes experiências distintas em cada estação do ano. E, claro, na companhia de uma boa taça de vinho.
Seja com a tradicional Vendimia durante o verão, ou com as estações de esqui no inverno, Mendoza é um destino recheado de atividades, caracterizadas por cada época do ano.
Qual a melhor época para ir para Mendoza?
O Verão nas Vinícolas de Mendoza
Com um clima quente e úmido, durante o verão, os termômetros de Mendoza ficam na casa dos 25ºC. Na estação mais quente do ano, durante os meses de dezembro a fevereiro, as vinícolas da região estão a todo vapor – devido à alta temporada da uva.
Em março, a cidade é tomada por curiosos que desejam acompanhar o principal evento da região: a Festa Nacional da Vendimia. A festa é um marco do enoturismo em Mendoza e celebra o período de colheita de uvas, com músicas festivas e com pratos típicos argentinos nas principais ruas da cidade.
Inverno na companhia de uma boa taça de vinho local
O inverno na região é marcado pelo clima frio e seco, com temperaturas que ficam na média dos 10ºC e os termômetros podem chegar perto dos 0ºC. Nessa estação, a paisagem dos famosos vinhedos de Mendoza fica sem uvas, porém suas tradicionais bodegas funcionam o ano todo. Para os amantes do enoturismo, não há nada melhor do que aproveitar o inverno mendocino na companhia de uma boa taça de vinho, não é mesmo?
Na estação mais fria do ano, os pontos mais altos da paisagem são tomados pelo branco da neve. Ao ir para Mendoza, durante os meses de junho a agosto, seus visitantes podem aproveitar a neve na região, se aventurando nas estações de esqui, como na estação Las Leñas e no Parque de Nieve Los Puquios.
- Los Puquios: Ruta 7, Puente del Inca, Mendoza, Argentina ( a cerca de 185km da cidade de Mendoza)
- Las Leñas: Valle de las Leñas, Malargüe, Mendoza, Argentina ( a aproximadamente 340km de Mendoza)
Quando ir para Mendoza: Primavera e Outono
De março a junho, a cidade argentina recebe o outono e sua paleta de cores terrosas. Durante essa estação, as temperaturas são mais amenas e os termômetros podem cair com a chegada da noite. Já durante a primavera, de julho a setembro, é quando o verde e as flores voltam a tomar a paisagem e as temperaturas sobem, logo após o inverno rigoroso da região.
Ambas as épocas do anos são marcadas por temperaturas mais agradáveis para aproveitar a os passeios nas famosas vinícolas – mesmo fora da época das uvas. Nessas estações de baixa temporada, os preços de estadias, vinhos e de consumo diários são menores, além de serem períodos de menor lotação na cidade.
Explore Mendoza durante o ano todo
Independentemente da estação escolhida para visitar Mendoza, a cidade argentina promete uma jornada repleta de sabores, paisagens exuberantes e experiências inesquecíveis para os apreciadores de vinho e amantes do enoturismo.