fbpx
Quando ir a Bariloche? O melhor dos dois extremos
quando ir a Bariloche para esquiar

América Latina

Quando ir a Bariloche? O melhor dos dois extremos

POR Redação

agosto 7, 2023

Visitar Bariloche é uma aventura em qualquer época do ano. A cidade argentina brilha no inverno, com seus picos nevados e pistas de ski, mas outras atividades imperdíveis, como trekking e canoagem, são melhor aproveitadas no verão. Se ainda restam dúvidas sobre quando ir a Bariloche, não se preocupe.

Vamos explorar os destaques de cada estação, para que você possa planejar a viagem perfeita, independente do clima. De aventuras alpinas a tranquilos passeios às margens de lagos cristalinos, Bariloche o aguarda para cativar seu coração, seja em meio ao verão ameno ou sob o brilho mágico do inverno.

Verão em Bariloche

bariloche no verao

 

O verão em Bariloche ocorre nos mesmos meses que o verão brasileiro (dezembro, janeiro, fevereiro e março). Nesse período, a cidade convida turistas com um céu azul e preços mais acessíveis.

Durante o verão, a temperatura média fica na casa dos 14ºC, ultrapassando os 20ºC em dias quentes, ou seja, mesmo no verão, ainda não é muito quente. Nessa época, o sol fica presente por mais tempo e o céu começa a escurecer somente a partir das 21h. Por isso, é ideal para aproveitar melhor as atrações que ocorrem durante o dia.

Esse período também é ótimo para quem não gosta muito de frio, mas que ainda deseja conhecer a cidade e fazer esportes aquáticos, passeios nos lagos da região e trekkings. Além disso, esses meses ainda são considerados baixa temporada e apresentam preços mais atrativos. 

A partir de setembro, já é possível aproveitar Bariloche com preços de baixa temporada e poucos turistas. Janeiro também segue em baixa temporada, e já podemos encontrar a cidade com temperaturas mais amenas e sem neve. 

Inverno em Bariloche

 

O inverno em Bariloche é o período das precipitações e, consequentemente, da neve. As temperaturas ficam em torno dos 2,5ºC e podem ser mais altas durante o dia, na casa dos 8ºC. As médias mínimas são de -3ºC com a sensação térmica de -16ºC durante a madrugada. 

Dica Guia Melhor Viagem: O frio é bem maior do que estamos acostumados. Em 2023, a menor temperatura registrada no Brasil foi de 2,4 ºC, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Por isso, capriche nas roupas quentes e não tenha medo de exagerar. 

Se o objetivo da viagem para Bariloche é esquiar, fazer snowboard ou mesmo esquibunda, a resposta de quando ir a Bariloche é simples: escolha o inverno. As estações de esqui tendem a funcionar a partir do final de junho e ficam abertas até o final de setembro ou início de outubro. Como as condições climáticas podem mudar a cada ano, não é possível ter certeza quando começa e termina a temporada de neve.

Dica Guia Melhor Viagem: Acompanhe os sites dos centros de esqui, como o Cerro Catedral e Cerro Bayo para ter certeza que os pontos estarão abertos no período da sua viagem para Bariloche.

O mês de julho é alta temporada e as duas primeiras semanas do mês são aquelas com preços mais altos nos hotéis e a cidade cheia. Viajar no final de junho ou a partir da segunda quinzena de agosto já garante preços melhores nas diárias dos hotéis e nas estações de esqui, além de ser melhor, também, para quem prefere encontrar a cidade e as pistas mais vazias.

Mas afinal, quando ir a Bariloche?

Em resumo, o verão é indicado para fazer caminhadas e passeios ao ar livre, pois é nesse período quando as temperaturas estão mais agradáveis e o tempo, mais firme, sem tantas chuvas. O inverno, por outro lado, traz a neve. Portanto, se sua ideia é conhecer Bariloche toda branquinha e praticar esportes de neve, não há dúvidas: vá no inverno!

Redação

Compartilhar

Destaques

Recomendado